Fun

Dia das Bruxas: 6 filmes temáticos para ver comendo pipoca

Para comemorar o Dia das Bruxas, uma boa dica é fazer uma sessão cinema com filmes temáticos (como "A Família Addams" ou "O Estranho Mundo de Jack").
Para comemorar o Dia das Bruxas, uma boa dica é fazer uma sessão cinema com filmes temáticos (como "A Família Addams" ou "O Estranho Mundo de Jack").

Fantasias divertidas ou assustadoras, lanternas de abóboras, doces e travessuras! O Dia das Bruxas é uma celebração tradicional dos Estados Unidos que vem fazendo cada vez mais sucesso no Brasil. Mas, o que muita gente não sabe é que o Halloween, na verdade, é uma festa cristã que propõe um culto aos mortos e ocorre no dia 31 de outubro justamente por ser a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallow's Eve), que ocorre no dia 1º de novembro. Interessante, né? Para que você se anime a comemorar o Halloween neste ano, nós separamos 6 filmes temáticos que têm tudo a ver com o Dia das Bruxas. Que tal fazer uma sessão cinema com direito à pipoca e guloseimas?

1. A Família Addams (1991)

Para começar a lista, nada melhor que um clássico de terror e comédia que todos precisam assistir pelo menos uma vez na vida. "A Família Addams" é um filme de 1991 - inspirado no programa de TV da década de 70 - que conta a história de uma família bizarra: os pais Gomez e Morticia, as crianças Wandinha e Feioso, o tio Faster, a vovó Bruxa, o mordomo Tropeço e a "Coisa" (uma mãozinha que vive dentro de uma caixa). Com personagens icônicos e cenas tragicômicas, esse filme é um entretenimento leve, divertido e levemente macabro - perfeito para ver com crianças!

2. O Iluminado (1980)

Se o seu objetivo é assistir a um excelente filme de terror psicológico, a nossa dica é dar uma chance para "O Iluminado", dirigido por Stanley Kubrick. Baseado no romance de Stephen King, o longa-metragem conta a história de Jack Torrance (interpretado por Jack Nicholson), um aspirante a escritor que decide trabalhar como zelador em um hotel isolado e aproveitar o tempo para se dedicar à escrita. No decorrer do filme, o personagem vai perdendo a sanidade e passando por várias situações bizarras. Esse é o tipo de filme perturbador que mantém a atenção do público e tem tudo a ver com o Halloween. Uma boa dica é ter um edredom para se esconder nos momentos mais assustadores!

3. Halloween - A Noite do Terror (1978)

Não tem como deixar de pensar no clássico "Halloween - A Noite do Terror" no Dia das Bruxas, não é mesmo? O filme de 1978 conta a história de um jovem psicopata que matou a própria irmã e que, anos depois, decide fugir do hospital psiquiátrico, retornando à cidade natal para realizar novos assassinatos. Esse é o filme de terror perfeito para quem quer realmente entrar no clima de Halloween e levar uns bons sustos.

4. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Que tal assistir a uma animação divertida (e ao mesmo tempo levemente macabra) para curtir o Halloween de forma mais leve? Produzido e coescrito por Tim Burton, "O Estranho Mundo de Jack" se passa na Cidade do Halloween, um universo mágico com vampiros, fantasmas, bruxas e diferentes monstros. Na etapa inicial da história, o personagem Jack Skellington entra em um portal que o leva para a Cidade do Natal. Encantado com esse novo universo, Jack convence os habitantes da Cidade do Halloween a realizar pela primeira vez uma festa natalina. Além de ser um filme bem sensível e divertido, "O Estranho Mundo de Jack" tem a estética sombria perfeita (marca registrada de Burton) para curtir este Dia das Bruxas com ou sem crianças.

5. Abracadabra (1983)

Outra sugestão mais leve para este Halloween é o filme da Disney "Abracadabra" (ou Hocus Pocus), de 1983. A trama conta a história de três bruxas do século XVII (Winnie, Sarah e Marym) que são banidas da Terra pelo uso de feitiçaria e, já no século XX, são evocadas por algumas crianças e retornam à cidade de Salem. Na busca incessante pela juventude e imortalidade, as bruxas passam por situações bem engraçadas e divertidas - ótimo para quem quer entrar em clima de Halloween mas sem correr o risco de não conseguir dormir depois.

6. A Bruxa (2015)

Sabe aquele tipo de filme que te deixa reflexivo mesmo horas depois de acabar? A Bruxa, sucesso de bilheteria de 2015, é um longa de terror que, além de instigante e perturbador, faz várias críticas à sociedade e à religião. A trama se passa na Nova Inglaterra, em 1630, contando a história de um casal cristão e seus 5 filhos que são expulsos do local onde moram por seguirem uma fé não permitida pela comunidade. A família, então, passa a viver em uma casa isolada e é aí que as coisas macabras começam a acontecer! O bebê desaparece, os animais parecem possuídos e a plantação morre sem nenhuma explicação aparente... Essa é a escolha perfeita para quem quer ver um filme mais inteligente (com várias críticas sutis) e ao mesmo tempo bem assustador.

Matérias: Fun

Ver mais