Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Deu ruim! Produtos de limpeza que você nunca deve misturar
Meu Lar 04/04/2019

Deu ruim! Produtos de limpeza que você nunca deve misturar

Você já deve conhecer algumas misturas de produtos (como vinagre + bicarbonato de sódio) que dão supercerto. Mas sabia que existem substâncias que não podem ser combinadas de jeito nenhum? Alguns produtos quando misturados podem causar reações químicas intoxicantes. Então, para que você não corra o risco de cometer algum erro na faxina de casa, nós listamos quais são essas combinações de produtos que NUNCA podem ser feitas. Anota aí!

Água sanitária + álcool pode gerar uma solução tóxica

Pouca gente sabe, mas quando se trata de combinar produtos, a água sanitária é uma das maiores vilãs (não se dá com a maioria dos itens). A combinação com o álcool, por exemplo, pode ser muito problemática – ocasiona uma reação química que resulta em uma solução intoxicante. A água sanitária, inclusive, não é indicada para a limpeza de muitos materiais – justamente por ser um produto abrasivo forte. Geralmente, ela é usada para lavar interior de ralos, vasos sanitários – sem nenhum outro produto junto.

Obs.: Caso você vá colocar aromatizantes no vaso sanitário (aqueles sachês neutralizantes de odor, por exemplo), também é importante que você instale depois de enxaguar o local, para tirar os resquícios de água sanitário. A combinação desses dois produtos também pode ser tóxica e é possível que até saia uma “fumacinha”.

Vinagre + água oxigenada resulta em um líquido corrosivo

Na hora de lidar com os produtos de limpeza, é importante ter em mente que a segurança deve vir em primeiro lugar! Ou seja, nada de sair fazendo combinações que sejam possivelmente tóxicas ao organismo. A combinação do vinagre com água oxigenada resulta em um líquido altamente corrosivo, que pode irritar a pele, os olhos e até mesmo afetar os pulmões. Portanto, é importante que você mantenha esses dois produtos sempre distantes um do outro.

Desinfetante + água sanitária gera as chamadas ‘cloraminas’, substâncias tóxicas ao organismo

Olha a água sanitária aparecendo de novo! Quando misturada com desinfetantes, ela pode ocasionar o surgimento das cloraminas, substâncias supertóxicas que não devem ser inaladas e nem entrar em contato com a pele (podem gerar alergias e inflamações). Isso ocorre por conta da presença da amônia na composição dos desinfetantes, que não pode entrar de jeito nenhum em contato com a água sanitária.

Alvejante + vinagre pode gerar um vapor corrosivo

A mesma lógica serve para a combinação do alvejante com vinagre, que também pode ocasionar a formação de um vapor corrosivo, capaz de queimar a pele, os pulmões e intoxicar o organismo. Por isso, na hora de lavar as roupas, é muito importante tomar bastante cuidado! Muitas pessoas gostam de usar a solução vinagre + bicarbonato de sódio para remover algumas manchas de tecidos. No entanto, caso a roupa esteja com alvejante, você deve evitar fazer esse tipo de coisa. Combinado?

Água sanitária + vinagre resulta em um gás tóxico

Para finalizar, aqui vai uma recomendação superimportante: nunca misture o vinagre com a água sanitária – quando juntos, eles formam um cloro gasoso que intoxica o corpo ao ser inalado. Muitas pessoas têm o costume de lavar os alimentos com água sanitária ou vinagre – o que realmente pode ser feito. No entanto, mantenha em mente que eles nunca podem ser usados juntos.