Limpeza

Descubra como limpar lente de câmera fotográfica sem danificá-la

Para limpar lente de câmera fotográfica de forma segura, o ideal é usar um paninho de microfibra e um produto específico para limpeza de lentes
Para limpar lente de câmera fotográfica de forma segura, o ideal é usar um paninho de microfibra e um produto específico para limpeza de lentes

Para cuidar do seu equipamento fotográfico (lentes, sensores, tampas e filtros, por exemplo), é muito importante ter uma rotina de limpeza bem definida. O ideal é usar um pano de microfibra e outros produtos para tirar a sujeira da câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex) sempre após o uso ou alguma viagem - assim, você evita o acúmulo de poeiras e o possível surgimento de manchas no equipamento. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria ensinando como limpar lente de câmera fotográfica de forma simples e usando os produtos certos para não danificá-la. Vale a pena conferir!

Como limpar lente de câmera fotográfica de forma simples

Existem algumas formas simples de tirar a poeira da lente da câmera sem correr o risco de arranhá-la! No entanto, para tirar possíveis marcas de dedo ou sujeiras mais impregnadas, é fundamental usar uma solução apropriada para a lente. Confira as sugestões que separamos:

Recorra ao soprador de ar e ao pincel macio para tirar a poeira da lente

Caso o objetivo seja apenas tirar a poeira da lente de forma mais rápida, existem duas alternativas bem simples que não representam risco ao material: o pincel de cerdas macias ou o soprador de ar. Comece usando o soprador para tirar a poeira de toda a superfície da lente e também de outras partes da máquina. Depois, use o pincel para tirar a poeira dos cantos e frestas do equipamento sem arranhar o vidro.

Obs.: É importante que você não use um pano ou flanela neste primeiro momento, pois caso haja alguma partícula de poeira, a lente pode acabar ficando arranhada.

Use uma flanela de microfibra, spray para lentes e hastes flexíveis

Para fazer uma limpeza de lente de câmera mais caprichada, a principal dica é usar um produto específico para lentes (geralmente encontrado em lojas de fotografia) e, então, recorrer à flanela de microfibra (também usada para limpar lentes de óculos).

Comece tirando a poeira com o soprador e o pincel e, então, espirre a solução limpante na lente. Use uma flanela de microfibra (que não solta pelinhos) para esfregar suavemente, em movimentos circulares. Depois, utilize hastes flexíveis para esfregar com cuidado os cantos da lente e acessar os pontos mais difíceis do equipamento.

Obs.: Caso você não tenha um produto próprio para lentes de câmera, uma boa dica é dar uma leve "baforada" (de forma provisória) e então usar o paninho de microfibra. Assim, você umidifica de leve a superfície para que não corra o risco de acabar arranhando sem querer com alguma sujeirinha.

Cuidados necessários com a lente de câmera fotográfica

Não adianta apenas ter uma rotina de limpeza para as lentes da câmera, sabia? Para preservá-las a longo prazo e evitar acidentes (como arranhões ou manchas), é muito importante ter atenção com o armazenamento e transporte. Para te ajudar, nós listamos alguns cuidados essenciais para ter com a lente:

- Caso a lente seja removível, evite transportá-la acoplada na câmera.

- Não deixe a lente em locais molhados ou úmidos para evitar a proliferação de fungos.

- Não guarde a lente no mesmo local que objetos pontiagudos ou afiados.

- Tente guardar a lente sempre devidamente limpa e tampada.

- Evite usar soluções caseiras (como as com pasta de dentes) para limpar a lente.

- Use sempre flanelas ou panos de microfibra ou de algodão (que são mais macias e não soltam fiapos) e lembre-se de não fazer muita força durante a limpeza.

Matérias: Limpeza

Ver mais