Lavanderia

Descubra como lavar peças de crochê corretamente

 Roupas de crochê  estão em alta e conhecer as instruções de  como lavar peças de crochê  ajuda a garantir a durabilidade do item
Roupas de crochê estão em alta e conhecer as instruções de como lavar peças de crochê ajuda a garantir a durabilidade do item

Para quem gosta de roupas artesanais confeccionadas em ateliê caseiro, saber como lavar peças de crochê é importante para aumentar a vida útil do vestuário. Muitas coisas diferentes podem surgir a partir da prática de crochê: roupas, biquínis, tapetes, toucas etc. De toda maneira, conhecer os cuidados ideais para os itens rendados a mão ajuda a manter a qualidade do material. Então, veja agora como lavar crochê para garantir a durabilidade das peças!

Lavar roupas de crochê manualmente evita danos 

As peças de crochê são feitas a mão e necessitam de muito cuidado ao serem lavadas! Na máquina de lavar, as roupas podem se desfazer pelo excesso de atrito provocado pelo eletrodoméstico com os outros itens de vestuário.

Pode lavar crochê na máquina, mas não é o indicado

Você até pode lavar crochê na máquina, desde que seja na função de lavagem delicada, para peças mais sensíveis. Caso contrário, você pode estragar as roupas. A sugestão é sempre optar por lavá-las manualmente e com bastante delicadeza. No geral, evite esfregar as roupas para prevenir que o material não fique esticado e repuxado.

Evite lavar crochê na água quente: peças deformam com calor

Independentemente do tipo de tecido escolhido para a confecção do crochê, roupas delicadas não devem ser lavadas com água quente. O calor tende a deformar as peças e prejudicar a qualidade do material, como é o caso da lã, por exemplo. Sempre dê preferência à lavagem com água fria ou morna para garantir uma higienização completa e livre de danos.

Opte por sabão líquido para lavar roupas em crochê

Fuja de alvejantes e produtos abrasivos! Assim como as roupas íntimas, as peças em crochê são extremamente delicadas e precisam ser lavadas com produtos mais leves, que não sejam prejudiciais à estrutura dos itens. Sabão líquido neutro é a opção mais indicada quando o assunto é como lavar peças de crochê corretamente!

Deixe as roupas feitas de crochê de molho por apenas 20 minutos

Algumas sujeiras podem estar mais impregnadas na roupa, então deixá-la de molho ajuda a facilitar a lavagem da peça e a remoção de qualquer mancha mais resistente. É apenas crucial se atentar para o fato de que o crochê não deve ficar em remolho por muito tempo. O máximo sugerido é de 20 minutos, período suficiente para amolecer os resíduos e garantir a limpeza do tecido.

Mais do que saber como lavar peças de crochê: cuidados na hora da secagem das roupas

Mesmo após a lavagem, todo cuidado com peças de crochê ainda é pouco! Para retirar o excesso de água da roupa, é crucial evitar torcê-la por ser um item bastante delicado. Esprema levemente a peça contra no tanque para diminuir a quantidade de água absorvida.

A secagem do crochê deve acontecer em ambiente iluminado e arejado, porém o mais importante é que a roupa não seja pendurada com pregador, pois ele pode danificá-la. Deixe-a secar em superfície horizontal e, de preferência, com luz solar direta. O varão de chão é uma boa opção se você não tem área de serviço ou quintal.

Armazene peças em crochê dobradas na gaveta

O armazenamento das roupas também é relevante para manter a vida útil dos itens de vestuário. Após deixar as peças de crochê secarem completamente, guarde-as dobradas na gaveta da cômoda ou do armário. Pendurá-las em cabides pode esticar as roupas, deixando-as mais largas.

Matérias: Lavanderia

Ver mais