Pets

Descubra como educar um cachorro em casa

Aprenda como educar um cachorro através do adestramento positivo, oferecendo petiscos como recompensa
Aprenda como educar um cachorro através do adestramento positivo, oferecendo petiscos como recompensa

Ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local certo, a sentar, deitar, dar a patinha, não morder durante a brincadeira e a respeitar outros comandos é mais simples do que parece! O segredo é começar o adestramento o quanto antes - quando o pet ainda é filhote - e seguir truques que sejam efetivos, sem agredir o animal. O adestramento positivo, por exemplo, é uma vertente que usa estímulos positivos (como petiscos e brinquedos), sendo a melhor opção para lidar com cãezinhos bagunceiros. Ficou interessado? Confira dicas de como educar cachorro (filhote ou adulto) em casa!

Adestramento positivo: como educar um cachorro filhote

A lógica do adestramento positivo é bem simples: sempre que o cachorro obedece aos comandos, ele recebe uma recompensa - pode ser um biscoito, bifinho, ração, brinquedo ou até mesmo carinho. Dessa forma, o cão associa que a obediência traz um retorno positivo e, com as sessões de treino, ele passa a ter mais facilidade a cumprir os comandos - como sentar, deitar, andar ao lado do dono, entre outros. Além disso, essa estratégia também serve quando a questão é como educar um cachorro filhote a fazer suas necessidades. 

Vale destacar, ainda, como educar um filhote de cachorro é uma missão bem mais fácil, pois ele ainda não apresenta vícios ou comportamentos errados. A melhor parte em começar o adestramento positivo desde cedo é que, assim, o cãozinho aprende de forma mais carinhosa - sem intimidação - a obedecer aos comandos, sem correr o risco de se tornar agressivo. Mas não pense que não dá para adestrar um pet adulto também, ok? Com os truques certos, paciência e determinação, é possível educar cachorros adultos que sejam medrosos ou ariscos.

Como educar meu cachorro: clicker e petiscos para cachorro ajudam no adestramento com recompensas 

Para seguir o adestramento positivo, existem dois auxiliares que não podem faltar: o clicker (pequeno aparelho com botão que faz um barulhinho quando apertado) e petiscos que podem ser variados. A Qualitá, em especial, oferece bifinhos para cachorro de sabor churrasco ou frango e vegetais, que são ótimos para o treinamento. Mas, se preferir, você também pode usar ração seca como recompensa.

O clicker, em especial, funciona como um reforçador de comportamento. A ideia é que sempre que o pet ouvir o "click", perceba que fez algo de bom. Por isso, o petisco (ou a recompensa escolhida) deve vir logo após o barulhinho justamente para que o cachorro associe o click a algo positivo. Bem interessante, né?

Passo a passo de como educar o cachorro em casa

Para que o adestramento positivo dê certo, é importante ter persistência e dedicar alguns minutos do dia para fazer o treinamento e reforçar os comandos com o passar do tempo. Siga o nosso passo a passo que não tem erro:

1. Introduza o clicker + petiscos

Para começar, é importante que você introduza o clicker para que o cãozinho associe o barulho a algo positivo. Durante os dois ou três primeiros dias, aperte o botão e dê um petisco logo em seguida. Faça isso algumas vezes por dia para que, assim, o pet passe a associar o barulhinho a uma recompensa.

2. Teste para saber se o cão responde ao clicker

Quer verificar se o cãozinho já está respondendo ao clicker? Aperte o botão em algum momento que ele esteja distraído (deitado ou roendo algum ossinho, por exemplo). Caso ele perceba e fique em alerta, significa que ele já passou a associar o clicker a uma recompensa.

3. Ensine comandos simples usando o clicker

Agora que o cãozinho já associa o click a algo positivo, chegou a hora de incluir alguns comandos. Comece a ensinar o pet a fazer truques simples, como sentar ou dar a pata. Sempre que ele acertar, aperte o clicker e, logo em seguida, dê algum petisco. A partir daí, o animal começa a aprender que os truques e comandos também são positivos.

Obs.: Você pode usar esse truque para ensinar o pet a fazer xixi no local adequado. Quando ele for fazer a necessidade, posicione-o no tapetinho higiênico. Depois, aperte o clicker e dê uma recompensa. Repita esse processo algumas vezes.

4. Tenha paciência e reforce o uso do clicker no dia a dia

Para que o adestramento funcione bem, é importante persistir e educar o cachorro preferencialmente todos os dias - usando esse mecanismo de clicker + recompensa. Com o tempo, o pet vai responder aos comandos com mais facilidade e é possível introduzir novos truques. Embora seja um trabalho a longo prazo, vale super a pena!

Matérias: Pets

Ver mais