Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Da esponja ao pano de prato: saiba com que frequência você deve trocar ou lavar os itens de limpeza da cozinha
Meu Lar 26/09/2018

Da esponja ao pano de prato: saiba com que frequência você deve trocar ou lavar os itens de limpeza da cozinha

Pare e pense por um momento: de quanto em quanto tempo você limpa ou troca os seus itens de limpeza na cozinha? Muita gente vai no famoso “olhômetro”, percebendo que é hora de mudar quando vê que um pano já está muito encardido ou que a esponja começou a escurecer. Mas você sabia que mesmo antes disso elas já podem precisar ser substituídas?

Esponja deve estar sempre seca e precisa ser trocada toda semana

Pensando de uma maneira bem prática, a esponja acumula toda a sujeira que ela tira dos utensílios de cozinha, certo? Por isso, por mais que ela possa parecer nova em folha, é bem capaz de estar cheia de bactérias. Uma boa dica para evitar esse problema sem ter que trocar de esponja toda hora é deixar ela de molho em água fervente durante uns 4 minutos. Depois, aperte bem para sair o líquido e deixe secar.

O ideal é que esse processo seja feito uma vez ao dia, mas se você lava a louça com muita frequência não se esqueça de sempre lavar a esponja com água corrente e espremer ela ao máximo depois de terminar de limpar tudo. Mesmo que você cumpra o passo a passo direitinho não esqueça que a esponja dura apenas uma semana, e que depois desse tempo você precisa trocar por uma nova.

Ralo de pia fica limpo com solução de bicarbonato de sódio e vinagre

Pia entupida é uma das coisas mais chatas de se resolver em casa. Ainda assim, se você se comprometer a limpar a tampa do ralo com frequência dificilmente vai sofrer com esse problema. Uma dica prática é simplesmente jogar um pouco de bicarbonato de sódio e, em seguida, vinagre. Você vai logo perceber que a mistura gerou uma efervescência e, quando ela parar, pode jogar água quente no local.

O ideal é que essa limpeza seja feita uma vez por semana, a não ser que você more com muita gente, porque nesse caso pode aumentar para uma a cada 4 dias aproximadamente. Em relação à tampa da pia, saiba que ela só precisa ser trocada caso não esteja mais funcionando bem. Isto é, se mesmo quando você puxa o pino a água não escorre.

Rodinho de pia precisa ser lavado após cada uso

Passar o rodinho na pia é a melhor parte da limpeza da cozinha, não é mesmo? Mas mesmo ele merece uma atenção especial. Em primeiro lugar porque a sua borracha acumula bactérias com uma facilidade incrível, e por isso é importante deixar ela limpa após cada uso. Mas nada de usar a mesma esponja da louça! Isso vai apenas fazer as bactérias se espalharem. Já para saber a hora de trocar basta ficar de olho na borracha: se ela estiver frouxa é melhor comprar um rodinho novo.

Luva deve ser higienizada antes e depois do uso

Tem gente que gosta de usar luvas na hora de fazer a faxina. A ideia, inclusive, é ótima, porque evita o contato direto com bactérias e reduz as chances de alguém não lavar algo tão bem por estar com nojo. Ainda assim, elas também precisam ser higienizadas. Antes de mais nada, é preciso vestir essas luvas. Depois, lave tudo bem com água e sabão, da mesma forma que você lava as mãos. Então coloque um pouco de álcool em gel e espalhe bem. Pronto! Faça isso antes e depois de cada faxina para ter certeza que elas estão sempre limpas. Lembrando que se a luva rasgar ou ficar com buraco é hora de trocar.

Pano multiuso deve ser trocado a cada 3 limpezas

A primeira regra do pano multiuso é: não use o mesmo para diferentes funções. Isso significa que o da limpeza da cozinha não pode ser usado no banheiro ou em outras partes da casa. Ainda assim, não dá pra negar que ele é uma baita mão na roda. Mas para evitar que o pano comece a transportar germes por aí é importante fazer sua troca a cada 3 dias – embora o prazo aumente para 7 caso você more sozinho e use pouco. E não pense que nesse período ele não precisa ser limpo! Depois de cada uso lave ele com sabão de coco e depois deixe secar naturalmente.

Pano de prato deve ser lavado todos os dias

Você sabia que é preciso ter um pano para secar as mãos e outro para secar toda a louça? Afinal, basta pensar que o usado na limpeza acaba acumulando bactérias, e por isso deve ser usado só com esse propósito. De uma forma geral, o usado para secar as mãos deve ser trocado periodicamente, mas não há um número de dias específico. Já o da louça tem que ir para a pilha de lavagem todos os dias. Isso porque se você quer realmente secar panelas, pratos e talheres – e não simplesmente deixar tudo secando naturalmente – o pano de prato deve estar seco e bem limpo. Por isso, a regra é: se usou tem que trocar.

Veja mais