Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Curte nachos? A receita definitiva para preparar esse snack em casa
Guia Culinário 23/04/2020

Curte nachos? A receita definitiva para preparar esse snack em casa

Oriundo da culinária mexicana e texana (do Texas, estado dos EUA) mas popularmente conhecido no Brasil, os nachos são aquelas deliciosas tortillas de milho com formato triangular e crocância única. Por também ser uma comida popular nos Estados Unidos, o nacho normalmente é servido com uma cobertura de queijo cheddar e pimentas picantes tipo jalapeño, malagueta e dedo-de-moça. Para que você possa preparar esse snack em casa, nos escrevemos a receita definitiva dos nachos com tudo que há de direito. Continue lendo!

O segredo dos nachos está na receita da massa de tortillas

Simples, rápida e deliciosa, a receita original dos nachos é feita com boa parte dos ingredientes que você já tem na sua despensa. As exceções provavelmente são a farinha de milho e os acompanhamentos que você preferir.

Você vai precisar de: ½ xícara de farinha de trigo, ½ xícara da farinha de milho fina, ½ copo de água morna, 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de páprica picante, pimenta-do-reino a gosto e óleo para fritar.

Para preparar a massa, comece misturando as duas farinhas em uma tigela. Acrescente o sal, a pimenta e a páprica na mesma tigela e misture novamente. Depois, com a ajuda de uma colher de sopa, coloque a água aos pouquinhos e envolva todos os ingredientes até formar uma massa homogênea (intercale entre 2 a 3 colheres (sopa) de água, misture com as mãos e repita o processo até dar o ponto). A massa deve ficar maleável mas levemente quebradiça.

Com a ajuda de um rolo de madeira, abra a massa sobre uma folha de papel manteiga ou filme de PVC. Você deve posicionar a massa no centro do papel, dobrá-lo no meio (envolvendo a massa por inteiro) e passar o rolo sobre o papel para que ela não grude na madeira. Tenha em mente que quanto mais fina ficar a massa, mais crocante serão os nachos.

Por fim, corte a massa em formatos triangulares com uma faca, faça pequenos furinhos no centro dela com um garfo (para não inflar na hora da fritura) e frite-a numa frigideira preaquecida com óleo bem quente. Quando os nachos estiverem douradinhos dos dois lados, eles estarão prontos!

Obs.: Lembre-se de descartar o óleo que sobrar em uma garrafa pet ou em um recipiente de fácil armazenamento para depois levar ao posto de reciclagem mais perto da sua casa.

Sirva os nachos com molho chilli, cheddar derretido, guacamole e outras coberturas

Os principais acompanhamentos dos nachos são as coberturas de queijo cheddar com pimenta jalapeño, molho chilli mexicano (feito com molho de pimenta, carne moída, alho, pimentão e feijão cozido) e o clássico guacamole. Mas também há outras variações do prato que levam azeitonas picadas, tomate com azeite (tipo molho vinagre), cremes picantes e afins. O importante é preparar pelo menos um desses acompanhamentos e não deixar de fazer as tortillas!

Veja mais