Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuidados que você deve ter com o seu pano de chão para conservá-lo por mais tempo
Meu Lar 28/12/2018

Cuidados que você deve ter com o seu pano de chão para conservá-lo por mais tempo

Engana-se quem pensa que panos de limpeza são descartáveis! Com os cuidados certos, eles podem durar bastante, sem que você tenha necessidade de ficar renovando o estoque sempre que precisar dar uma faxina na casa. Pensando nisso, para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma matéria cheia de dicas especiais para você fazer o seu permanecer intacto por muito mais tempo. Vem conferir:

Estender o pano de chão depois do uso evita a proliferação de micróbios

A primeira dica para manter seu pano de chão com um bom tempo de vida útil – e bem higienizado, é claro – é deixá-lo bem longe dos micróbios. Para isso, o segredo é tomar o cuidado de colocá-lo estendido ao ar livre logo depois do uso! Sabe aquela mania que muita gente tem de deixar tudo embolado dentro do balde? Então, precisa ser evitada, já que a superfície quente e úmida é um cenário favorável para a proliferação desses micro-organismos.

Nada de máquina de lavar e água sanitária: limpe o pano à mão!

Outro erro muito comum na hora de higienizar o pano de chão é colocá-lo diretamente em uma máquina de lavar – e pior ainda: com água sanitária, o que só vai fazer o tecido se desgastar mais rapidamente. O certo é fazer a lavagem manualmente, esfregando bem com com sabão ou detergente, para evitar o estrago. Se desejar, além das mãos você também pode usar uma escovinha de cerdas cheias para dar uma turbinada na limpeza.

Por mais que dê um pouco mais de trabalho, é melhor perder esse tempinho com a lavagem do que ter que desperdiçar jogando fora algo que ainda poderia ser utilizado, não é? Além disso, vale lembrar que a sujeira desses panos costuma ser tão grossa que a máquina de lavar, provavelmente, não vai conseguir remover todas as impurezas necessárias para que ele fique novinho em folha novamente.

Deixe de molho os panos que estiverem muito sujos ou manchados

Se os panos estiverem muito sujos ou manchados, o truque é colocar de molho! Prepare um recipiente com água e sabão (nada de água sanitária, não se esqueça!) e deixe todos ali por uma ou duas horas, aproximadamente, antes de fazer a lavagem definitiva. Depois, é só esfregar bastante e pronto: a pior parte já vai ter saído e você certamente terá menos trabalho.

Finalize a lavagem estendendo, novamente, os panos no varal

Depois de lavar o pano de chão em água corrente, basta colocá-lo, novamente, estendido no varal – de preferência ao ar livre – para que ele seque. Mesmo higienizado, você evita a proliferação de micro-organismos indesejados com esse cuidado final, além de diminuir as chances deixar o pano esgarçado com mais facilidade.

Veja mais