Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Couve refogada: 4 formas de preparar essa receita
Guia Culinário 10/11/2021

Couve refogada: 4 formas de preparar essa receita

Muito servida com farofa, linguiça, feijoada e feijão tropeiro, a couve refogada é um prato que tem a cara da culinária brasileira. Mas além de fazer a versão mais simples (apenas com alho), você já pensou em prepará-la com outros ingredientes e temperos? Existem receitas com couve que levam tomate, ovo e outras folhas (compondo um mix de vegetais saboroso) que são bem fáceis de fazer no dia a dia. Aqui, nós separamos dicas de como refogar couve de diferentes maneiras para variar no seu cardápio e comer de forma mais saudável. Dá uma olhada!

Como fazer couve refogada de diferentes maneiras

A primeira dica para preparar uma couve refogada bem saborosa é cortá-la em tiras bem fininhas. Para isso, você deve usar uma faca bem afiada – primeiro, tire o talo da couve e, então, sobreponha as folhas. As enrole como um rocambole bem apertado, segurando com uma das mãos, e vá cortando com a faca.

Quanto mais fininha a couve, mais saborosa ela costuma ficar. Depois de cortar, você pode fazer diferentes versões de couve refogada, caprichando nos temperos e nas combinações de ingredientes. Confira o passo a passo das nossas receitas:

1. Couve manteiga refogada com alho é simples e saborosa

Caso você queira fazer um acompanhamento mais simples e rápido, a melhor dica é apostar na receita de couve manteiga refogada com alho picado e sal a gosto. Também é possível adicionar um pouco de pimenta-do-reino a gosto, o que torna o prato mais picante e saboroso.

Você vai precisar de: 1 maço de couve manteiga Qualitá, 3 dentes de alho Qualitá amassados, azeite Qualitá a gosto, sal a gosto e pimenta-do-reino em pó Qualitá a gosto.

Para começar, você deve lavar bem as folhas de couve e secá-las em seguida. Caso você não consiga sobrepor todas as folhas (fazendo um rocambole), enrole 3 folhas por vez, formando um charutinho, e corte em tiras finas em seguida.

Em uma frigideira antiaderente, despeje um pouco de azeite e frite o alho amassado. Quando começar a dourar, adicione a couve picada, o sal, a pimenta a gosto e siga refogando por uns 3 minutos. Quando as folhas começarem a ficar murchas, apague o fogo e prontinho! Não espere muito mais, pois a couve tende a ficar amarga, ok?

2. Como fazer couve refogada com ovo para servir de acompanhamento

Bem nutritiva, saborosa e fácil de fazer, a receita de couve refogada com ovo também faz bastante sucesso. Aqui, uma boa dica é refogar a couve com um pouco de água para que, enquanto os ovos fritam, ela não acabe queimando. Essa receita também é simples e fica pronta em poucos minutos!

Você vai precisar de: 1 maço de couve manteiga Qualitá, azeite Qualitá a gosto, ½ xícara de água filtrada, 3 ovos Qualitá e sal a gosto.

Primeiro, você deve lavar, secar e picar bem a couve em tiras finas. Em uma frigideira antiaderente, despeje um pouco de azeite, junte as folhas de couve e, em seguida, a água filtrada. Mexa com a colher para que toda a couve fique molhada na água.

Quebre os 3 ovos em cima da frigideira, sem quebrar as gemas, adicione sal a gosto e mantenha o fogo médio/baixo. Deixe os ovos fritarem bem e, quando chegar no ponto que você deseja, é só apagar o fogo.

Caso você sinta que durante esse processo a água secou completamente, adicione mais um pouco. No final, você vai ter um prato de couve com ovos fritos por cima – o que fica bem bonito e funciona como excelente acompanhamento.

3. Couve refogada com tomate fica mais docinha

Que tal fazer um prato de couve refogada com tomate para servir como um tipo de salada? Para dar mais sabor, a nossa dica é também acrescentar alho e cebola no preparo, além dos temperos de sua preferência, como pimenta e ervas aromáticas. O tomate, em especial, ajuda a quebrar um pouco o amargor da couve, tornando o prato bem docinho e ainda mais saudável. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 maço de couve manteiga Qualitá, azeite Qualitá a gosto, ½ cebola Qualitá cortada em cubos, 2 dentes de alho Qualitá amassados, 2 tomates italianos Qualitá sem sementes cortados em cubos, sal a gosto, pimenta-do-reino em pó Qualitá a gosto e cominho em pó Qualitá a gosto.

Antes de tudo, lave, seque e pique as folhas da couve em tiras finas. Reserve. Em uma frigideira antiaderente, despeje um pouco de azeite, adicione a cebola picada, um pouco de sal e refogue por um tempo. Depois, junte o alho amassado e deixe fritar mais um pouco, mexendo sempre com uma colher de pau.

Junte o tomate picado, mexa por uns 2 minutos e, então, adicione as tiras finas de couve. Junte os temperos – sal, pimenta e cominho a gosto. Mexa por mais alguns minutos, até que a couve comece a murchar e, então, apague o fogo. Prontinho!

4. Salada de couve refogada com outras folhas é uma opção leve para o almoço

Para incluir mais folhas na sua alimentação diária, uma boa dica é apostar no preparo da salada de couve refogada com espinafre e outros vegetais, como couve-flor, cheiro-verde e diferentes ervas e temperos.

Aqui, nós separamos uma versão de salada bem simples e fácil de preparar no dia a dia. Mas, para incrementar, a nossa dica é servir com um tipo de molho ou temperos (como sumo de limão, azeite, sal e outros). A Qualitá, por exemplo, tem molhos para salada de diferentes sabores: mostarda e mel, limão, iogurte com hortelã, rosé e outros. Basta escolher o seu preferido!

Você vai precisar de: ½ maço de couve manteiga Qualitá, 1 unidade de espinafre Qualitá, azeite a gosto, 3 dentes de alho Qualitá amassados, sal a gosto, pimenta-do-reino em pó Qualitá e cheiro-verde fresco Qualitá picado a gosto.

Para começar, lave bem o espinafre e deixe só as folhas (tire os cabinhos). Seque-as bem e as pique da forma que preferir. Faça o mesmo com a couve, cortando-as preferencialmente em tiras finas.

Em uma frigideira grande, despeje um pouco de azeite, junte o alho amassado e deixe fritar um pouco. Em seguida, junte o espinafre e refogue um pouco. Adicione a couve, o sal, a pimenta, o cheiro-verde e vá refogando por uns minutos, até as folhas ficarem murchas. Sirva o mix de folhas com o molho de sua preferência e prontinho!