Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 10/09/2020

Costela na panela de pressão e assada no forno: como fazer esses pratos dignos de restaurante

Tem como resistir a uma receita de costela macia com molho e temperos? Apesar de ser considerada uma carne de segunda, a costela é um dos cortes mais saborosos e pode ser preparada de diversas formas. Ela combina superbem com batatas (fritas ou cozidas) e pode receber diferentes marinadas e molhos. Para que você se anime a incluir essa carne no seu dia a dia de alimentação, nós separamos dicas de como fazer costela na panela de pressão ou assada no forno. Confira!

Costela na panela de pressão pode ser temperada com bastante alho, cebola, pimenta e sal grosso

Caso a ideia seja preparar a carne de forma mais rápida e prática, a melhor dica é apostar no cozimento pela panela de pressão. Assim, é possível preservar a maciez e a umidade do alimento, adicionando temperos que agregam mais sabor.

Para fazer uma costela na panela de pressão bem saborosa, comece temperando bem a carne com sal grosso, pimenta-do-reino moída e um pouco de azeite. Reserve por uns 20 minutos. Caso tenha 1 kg de costela (suína ou bovina), você vai precisar de 2 cebolas médias e 6 dentes de alho para que o prato fique bem temperado. Na hora de cozinhar, corte a cebola em rodelas e coloque metade no fundo da panela, junto com a metade do alho e um pouco de azeite. Posicione a costela em cima, cubra com o resto da cebola e do alho. Depois, tampe a panela e coloque no fogo. Quando começar a chiar, espere cerca de 40 minutos e prontinho! Vale destacar que você não precisa botar água, pois tanto a cebola quanto a carne soltam bastante água durante o cozimento. Fica uma delícia!

Obs.: Outra dica interessante é acrescentar bacon ou linguiça para cozinhar junto com a costela. Para acompanhar a carne, aposte na mandioca cozida com manteiga e sirva com o molho de sua preferência. Essa é uma ótima receita para servir no almoço em família!

Costela assada fica bem saborosa com batatas rústicas e molho barbecue

Que tal preparar uma costela suína com molho barbecue? Essa é uma das receitas que mais faz sucesso e, para incrementar ainda mais, nada melhor que servir junto com batatas rústicas (que podem ser assadas no forno ou fritas na airfryer com sal e alecrim).

Para preparar 1 kg de carne de forma prática, comece preparando uma marinada com 5 dentes de alho amassados, um pouco de azeite, um caldo sabor costela, sal grosso, pimenta-do-reino moída, sumo de 1 limão e alecrim a gosto. Jogue a marinada por cima da costela, espalhando bem com as mãos (ou um pincel), acrescente 1 cebola cortada em rodelas e, em seguida, enrole bem tudo em um papel alumínio e espere pelo menos 20 minutos (para o tempero pegar bem).

Leve a costela para assar no forno preaquecido a 180°C por 1 hora. Depois desse tempo, tire o papel alumínio e despeje o molho barbecue (que pode ser caseiro ou um tipo já pronto) e leve novamente ao fogo por mais 20 minutos. Na hora de servir, você pode colocar mais um pouco de molho – o resultado é de dar água na boca!

A costela assada no forno é uma receita saborosa e simples de fazer. Vale também destacar que você não precisa usar algum tipo de molho (nesse caso, o barbecue), pois a carne já fica bem macia e suculenta apenas com a marinada. Então, fica por sua conta usar os ingredientes que mais gosta, ok?

Veja mais