Economia do lar

Conhece os símbolos de reciclagem do plástico? Descubra o que cada um deles significa

  Os símbolos de reciclagem do plástico são divididos em 7 categorias que diferenciam os plásticos mais resistentes dos mais leves e flexíveis
Os símbolos de reciclagem do plástico são divididos em 7 categorias que diferenciam os plásticos mais resistentes dos mais leves e flexíveis

Você sabe qual é o significado dos símbolos de reciclagem que costumam aparecer nas embalagens de plástico? Eles são fundamentais para que a coleta seletiva aconteça da maneira certa e para identificar qual é o tipo de plástico de cada material separado, fazendo com que ele volte para a cadeia produtiva da forma mais homogênea possível! Eles são divididos em 7 categorias e costumam separar os plásticos mais rígidos e resistentes dos mais leves e flexíveis. Saiba o que cada um desses símbolos significa!

Garrafas PET fazem parte do símbolo de reciclagem com número 1

Quando o símbolo formado pelas setas da reciclagem contém o numeral 1, nós estamos falando de um plástico conhecido como 'Polietileno Tereftalato' - o mesmo que compõe as famosas garrafas PET. Ou seja, ele está presente nas embalagens de refrigerantes, água, óleo, suco e outros produtos que nós consumimos com bastante frequência. Os materiais feitos de PET geralmente são leves, impermeáveis e transparentes.

Produtos de limpeza e outros materiais feitos de PEAD são sinalizados com o número 2 no símbolo da reciclagem

Quando as setas contém o número 2, o símbolo sinaliza um tipo de plástico mais resistente e conhecido como 'Polietileno de Alta Densidade', o PEAD. Ele é muito comum em embalagens de produtos de limpeza (como desinfetantes, limpadores multiuso, saponáceos etc.) e também está presente nos produtos derivados do leite, como embalagens de iogurte, leite fermentado e sorvete.

Símbolo de reciclagem com número 3 representa o plástico PVC

Resistente à variações climáticas e ainda mais "forte" que o PET e o PEAD, o 'Policloreto de Vinila' representa o número 3 dos símbolos de reciclagem. Conhecido popularmente como PVC, esse plástico também é muito presente no nosso dia a dia e tem uma vasta possibilidade de aplicações, compondo principalmente as embalagens de produtos de higiene pessoal - como shampoos, condicionadores e sabonetes líquidos -, os frascos de medicamentos e até mesmo alguns itens de construção civil, como o teto de forro PVC.

Sacolas de supermercado fazem parte do número 4

Identificado com o símbolo de reciclagem que contém o número 4, o 'Polietileno de Baixa Densidade' (PEBD) é um dos polímeros mais familiares da lista! Ele é usado para a fabricação das sacolas de supermercado e de outros sacos plásticos que nós costumamos usar para embalar e transportar alimentos. Ele é leve, flexível e impermeável!

Número 5 refere-se ao plástico 'polipropileno' (PP)

Usado para compor embalagens de remédios e de artigos de higiene pessoal (como o PVC), o 'polipropileno' (PP) representa o número 5. Por ser transparente, resistente ao calor e rígido, esse tipo de plástico também costuma aparecer em outras embalagens de alimentos como ketchup, mostarda e margarina - além de autopeças, fios e cabos, materiais hospitalares e vários outros produtos.

Símbolo de reciclagem com número 6 representa o 'poliestireno' (PS)

Se você já parou para olhar as embalagens de pratos e copos descartáveis, bandejas de ovos, brinquedos e algumas peças de automóveis, é possível que tenha se deparado com o símbolo de número 6. Ele se refere ao 'Poliestireno' (PS) e costuma ser impermeável, brilhante e muito resistente.

Número 7 do símbolo de reciclagem indica a mistura de outras categorias

O número 7 é o mais abrangente de todos os símbolos! Ele se refere às embalagens que apresentam uma mistura das outras categorias ou que foram produzidas por outros tipos de plásticos e materiais, como as roupas de academia (feitas com poliamida) e diversas peças de acrílico. Ele também pode usado na fabricação de pneus, CDs e DVDs e eletrodomésticos. 

Matérias: Economia do lar

Ver mais