Economia do lar

Como usar forma de silicone para bolo? Saiba se é preciso untá-la e como limpá-la depois

É importante saber como usar forma de silicone para bolo para favorecer o tempo de vida útil do objeto
É importante saber como usar forma de silicone para bolo para favorecer o tempo de vida útil do objeto

Apesar de não ser exatamente uma novidade no mercado, ainda existem muitas dúvidas de como usar forma de silicone. Saber mais sobre esse instrumento é importante, principalmente se você tem interesse por confeitaria e está em busca de utensílios de cozinha que ofereçam maior praticidade para o preparo de bolos e doces irresistíveis. Nós fomos atrás de respostas para as principais questões sobre o assunto. Veja agora se você precisa untar forma de silicone, como e onde usá-la!

Afinal, para usar forma de silicone precisa untar?

A maior dúvida dentre aqueles que têm interesse em adquirir uma forma de silicone é se o instrumento necessita ser untado como as clássicas assadeiras de alumínio. A resposta para essa questão é que, para os primeiros usos, você precisa untar a forma de silicone, sim. Isso porque é necessário “ativar” a antiaderência do objeto com o uso de manteiga ou óleo.

Porém, é importante enfatizar que essa ação só deve ser realizada até a segunda ou terceira vez em que você for utilizar a forma. Depois, o indicado é não voltar a untá-la, pois os ingredientes podem comprometer a integridade funcional do silicone.

Saiba onde você pode usar a forma de silicone

A forma de silicone é muito versátil e resistente ao calor. Então, ela pode ser utilizada em diferentes lugares, como no forno a gás tradicional, no micro-ondas e até mesmo no forno elétrico. Cada marca possui um nível máximo de temperatura ao qual o utensílio pode ser submetido. Por isso, atente-se às restrições de cada produto. No geral, a forma aguenta temperaturas entre -40 e 220 graus.

Como usar forma de silicone para bolo?

A partir do momento que você já sabe que não precisa mais untar a forma de silicone e também onde pode usá-la, o processo de preparo do bolo é bem mais simples! Após finalizar a mistura da massa, você só vai precisar despejar a mistura na forma e levar ao forno em cima de uma bandeja ou assadeira de alumínio.

Isso porque, ao ser exposto a temperaturas elevadas, o silicone fica mais maleável. Devido à tamanha flexibilidade, a forma pode dobrar enquanto estiver no forno devido ao peso da massa do bolo. Para evitar incidentes desse tipo, basta usar outra assadeira como apoio e seu bolo vai ficar bem distribuído e nivelado. Além disso, é sempre importante lembrar dos cuidados que você deve ter quando for preparar um bolo.

Como desenformar bolo em forma de silicone?

Essa parte é importante porque todo cuidado é pouco na hora de desenformar o bolo. É crucial aguardar até que ele esfrie completamente para poder removê-lo da forma sem danificar sua estrutura. Normalmente, o bolo desgruda com facilidade, pois o silicone é antiaderente e fácil de manusear. Se não sair com facilidade, busque usar espátulas do mesmo material para auxiliar na retirada do alimento e não arranhar ou rasgar a forma (o que pode acontecer se você usar uma faquinha de mesa, por exemplo).

Dicas de como lavar forma de silicone e onde guardá-la

A limpeza é fundamental para utensílios de cozinha, e não seria diferente com a forma de silicone. É um procedimento bem simples e prático! Você só vai precisar de detergente neutro e água. Apenas com a mão, você pode lavar a forma e se livrar dos resíduos de comida. Se o instrumento estiver muito sujo, deixe de molho por alguns minutos e enxague depois. Caso deseje, utilize uma esponja não abrasiva para auxiliar no processo de limpeza.

Após a forma secar completamente (seja naturalmente ou com papel toalha), você pode guardá-la onde preferir! Por ser extremamente maleável e fácil de dobrar devido ao silicone, você pode armazená-la em praticamente qualquer lugar. Escolha um espaço limpo e livre de mofo para garantir a durabilidade do material!

Matérias: Economia do lar

Ver mais