Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar verniz da mão
Meu Lar 08/03/2021

Como tirar verniz da mão

Se você costuma fazer trabalhos de carpintaria e outros DIY (“Do It Yourself”) – usando tintas, vernizes e diferentes materiais de construção – é bem possível que já tenha se sujado durante o processo. No entanto, para tirar esse tipo de produto da pele, é muito importante tomar alguns cuidados e recorrer aos produtos certos. O verniz, por exemplo, é feito à base de óleo e, por isso, não costuma sair apenas com água e sabão. Então, para te ajudar a resolver esse tipo de problema, nós separamos dicas certeiras de como tirar verniz da mão usando produtos que não costumam faltar em casa. Confira!

Como tirar verniz da mão sem cometer erros?

Por se tratar de um produto feito à base de óleo, o verniz precisa ser removido da pele com solventes (geralmente, outros óleos) que ajudam a remover a sujeira com mais segurança. Dá uma olhada nas dicas mais práticas para resolver esse problema:

1. Use uma mistura de óleo de cozinha com um pouco de sal

A principal dica para remover o verniz da pele é recorrer ao óleo de cozinha – preferencialmente o de canola ou o de coco. Quando utilizado de forma correta, esse tipo de produto consegue desprender o verniz das mãos sem causar nenhuma alergia ou lesão.

Para começar, despeje um pouco de óleo em uma tigela e, então, adicione um pouco de sal (opcional). Mergulhe os dedos na solução, mantenha-os submersos por pelo menos 5 minutos e vá esfregando a pele. Nesse caso, o sal é indicado para realizar uma espécie de esfoliação na mão, o que ajuda bastante a remover o verniz.

Lembre-se de esfregar essa solução de óleo por todos os pontos sujos de verniz e, caso a mancha esteja demorando a sair, deixe a pele submersa por pelo menos 10 minutos. Depois, esfregue os dedos (e pontos sujos) delicadamente por cerca de 3 minutos. Geralmente, isso já é suficiente para remover camadas mais densas de verniz.

2. Lave as mãos com água, detergente e uma escovinha

Depois de aplicar a solução de óleo de cozinha, será necessário lavar as mãos com água morna e detergente neutro. Comece enxaguando a pele – caso ainda haja algum resquício do verniz, repita o processo de limpeza com o óleo de cozinha. Depois, aplique um pouco de detergente na pele e, então, use uma escova de unhas (ou uma de dentes velha) para esfregar e remover bem o óleo. Por fim, basta enxaguar e secar bem as mãos com uma toalha macia.

3. Use demaquilante para tirar manchas frescas de verniz

Caso a mancha de verniz ainda esteja bem fresca na pele, uma boa dica é usar um pedaço de algodão embebido com demaquilante para fazer a remoção. Assim, é possível evitar que o verniz se fixe nas mãos e cause manchas mais difíceis de tirar. Mas, para que dê certo, é importante aplicar o demaquilante logo após sujar a pele com o verniz, ok?