Limpeza

Como tirar tinta de porcelanato

Para tirar de tinta do porcelanato, você pode utilizar removedor, solvente ou uma solução de detergente com bicabonato de sódio
Para tirar de tinta do porcelanato, você pode utilizar removedor, solvente ou uma solução de detergente com bicabonato de sódio

Depois de fazer uma reforma ou pequenos reparos na casa, é bastante comum que fiquem resquícios de tinta e outros materiais nos pisos e paredes. Por isso, antes de iniciar os trabalhos, é muito importante proteger todos os revestimentos dos cômodos e, depois, se necessário, utilizar produtos de limpeza para remover as manchas. Para ajudar nesse assunto, nós separamos dicas de como tirar tinta de porcelanato de forma eficiente. Além de utilizar removedores específicos, é possível preparar soluções limpadoras com diferentes produtos.

Afinal, como tirar tinta de porcelanato?

Para tirar tinta do piso com mais facilidade e de forma segura, é muito importante usar produtos que sejam adequados para o porcelanato. Vale destacar, ainda, que o processo de limpeza também vai depender do tipo de tinta utilizado. Para tintas à base de óleo, em especial, é necessário ter mais paciência e recorrer a soluções mais potentes. Confira as dicas que separamos:

Recorra a removedores ou solventes

Caso você tenha utilizado tintas à base de óleo na pintura, será necessário recorrer a um produto removedor ou solvente, que tem uma ação mais forte e consegue dissolver diferentes químicos. O removedor da Qualitá - que pode ser sem cheiro ou perfumado, por exemplo - deve ser aplicado diretamente na superfície e garante uma remoção praticamente imediata. Vale destacar, no entanto, que existem outros removedores que precisam ser diluídos em água antes da aplicação. Por isso, lembre-se de conferir as instruções presentes na embalagem antes de utilizar o produto, ok? Além disso, antes de usar o solvente em todo o porcelanato, faça um teste em um ponto pequeno.

Utilize detergente e bicarbonato para remover tintas à base de água

Para remover manchas de tintas à base de água, é possível utilizar soluções limpadoras menos agressivas. Uma boa dica é fazer uma solução de 1 litro de água, 1 colher de sopa de detergente neutro e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture tudo e aplique diretamente no local sujo. Use uma escova para esfregar e, em seguida, passe um pano para remover a solução com mais facilidade. No final, você ainda pode usar um limpador para porcelanato, que ajuda a tirar outras sujeiras e concede mais brilho ao revestimento.

Matérias: Limpeza

Ver mais