Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar risco de piso laminado, de madeira e de porcelanato
Meu Lar 20/04/2021

Como tirar risco de piso laminado, de madeira e de porcelanato

Para manter a casa arrumada e bem conservada é preciso deixá-la sempre limpa e sem danos. Porém, muita gente esquece que o piso também precisa de cuidados e às vezes até pensa que os riscos e danos no piso são permanentes e já fazem parte da “decoração”. Mas não é verdade! Se livrar desse problema é possível e nós podemos provar. Aprenda todas as dicas para tirar risco de piso laminado, de madeira e de porcelanato.

Pisos de porcelanato pedem saponáceo cremoso

O porcelanato é um dos pisos mais desejados e valorizados. Por isso, cuidar deles também é valorizar seu imóvel. Para remoção de riscos nesse tipo de material, o ideal é utilizar o saponáceo: misture com um pouco de água morna e deixar agir sobre a mancha por aproximadamente 30 minutos. Se a mancha foi muito profunda, uma lixa d’água será necessária para removê-la por completo.

Em pisos de madeira use vaselina líquida

Os pisos de madeira – ou os de taco – dão um ar todo tradicional e vintage onde estiverem. Entretanto, eles costumam riscar com muita facilidade e ficar opacos. Para sanar esse problema, você pode usar vaselina líquida nas manchas de riscos. Para aplicá-la, use um pano seco e macio e passe o produto na área afetada. Após cinco minutos, limpe o local. A vaselina líquida também ajuda a hidratar o piso e a devolver o seu brilho.

Para pisos laminados, a lixa é a melhor saída

Pisos laminados são aqueles que revestem o chão com lâminas de MDF ou qualquer outro material e imitam, no geral, a madeira. Os pisos laminados podem riscar com facilidade, pois são bastantes sensíveis. Para limpá-lo com eficiência, o ideal é a água com sabão neutro. Porém, se o risco for muito profundo, não tem outro jeito: a melhor saída é a lixa para pisos, que pode ser encontrada em lojas de material de construção.

Cuide do piso para que ele não tenha riscos

Para evitar riscos e outros tipos de manchas no seu piso, é muito importante que você saiba como tratar cada tipo de piso. Pisos de madeira e laminados não devem ser lavados, pois estufam com a umidade e acabam estragando o material – a cera é uma ótima saída para esses assoalhos. Pisos de porcelanato merecem lavagens constantes, mas são pisos sensíveis e você deve ter cuidado com produtos químicos abrasivos, pois eles podem tirar o brilho do chão.

Veja mais