Alimentação

Como tirar o soro do creme de leite

Para tirar o soro do creme de leite, uma das dicas é deixar a lata tempo suficiente no congelador para poder separar a parte cremosa com uma colher
Para tirar o soro do creme de leite, uma das dicas é deixar a lata tempo suficiente no congelador para poder separar a parte cremosa com uma colher

Na hora de preparar molhos, caldas e alguns pratos específicos (como fricassê e salpicão), o creme de leite se destaca como um dos principais ingredientes, pois é responsável por conferir mais sabor e cremosidade. No entanto, você já deve ter percebido que algumas receitas pedem para usar apenas a parte cremosa do ingrediente (e remover o soro) - o que ajuda a dar uma consistência mais encorpada ao prato.

Para fazer essa divisão dos dois elementos, é necessário usar creme de leite em lata, que vem com o soro separado. O creme de leite de caixinha, para quem não sabe, vem com as duas partes misturadas - o que impossibilita a separação da parte cremosa. Quer aprender a tirar o soro do creme de leite de uma forma bem simples? Nós separamos truques que dão supercerto, confira!

Coloque a lata de creme de leite no congelador e, depois, faça furinhos para o soro sair

A principal dica para remover o soro do creme de leite com facilidade é colocar a lata por pelo menos 30 minutos no congelador - assim, a parte cremosa fica bem geladinha e mais endurecida, o que facilita na hora de tirar o soro. Em seguida, faça furinhos na tampa da lata, vire-a de cabeça para baixo e deixe o soro escorrer até sair por completo. Assim, quando for abrir, restará apenas a parte cremosa do ingrediente. Bem simples, né?

Caso você deixe a lata por mais tempo no freezer (por 1 hora, por exemplo), a parte cremosa tende a ficar ainda mais espessa. Neste caso, a dica é separá-la usando um utensílio, sem precisar fazer os furinhos na tampa. Depois de tirar a lata do congelador, abra-a normalmente e retire o creme com uma colher ou espátula. Apenas tome cuidado para não deixar a lata por muito tempo no freezer e acabar congelando o creme, ok?

Obs.: Não se esqueça de lavar a lata de creme de leite com esponja e detergente neutro antes de colocar no congelador! Assim, você remove todas as sujeiras e possíveis microrganismos, evitando a contaminação do freezer.

Por que tirar o soro do creme de leite?

Geralmente as receitas pedem para tirar o soro do creme de leite quando o objetivo é atingir uma consistência específica (menos líquida e mais cremosa). É possível preparar um recheio de bolo com açúcar, chocolate em pó, manteiga e creme de leite (sem soro), por exemplo, que fica delicioso e com uma textura bem cremosa.

O que fazer com o soro do creme de leite?

Para não desperdiçar ingrediente, a nossa sugestão é usar o soro do creme de leite em outras receitas - como de pães, biscoitos e panquecas caseiras ou até mesmo vitaminas e smoothies. Caso você não pretenda usar na hora, coloque o soro em um potinho e armazene na geladeira. É bom quando conseguimos reaproveitar os alimentos, não é mesmo?

Matérias: Alimentação

Ver mais