Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 16/11/2020

Como tirar mofo de sapato de camurça

Apesar de ter uma textura macia, que deixa qualquer peça de roupa ou de sapato ainda mais estilosa, a camurça é um tipo de tecido delicado extremamente suscetível às manchas de bolor. Deixar um sapato de camurça em um ambiente úmido, por exemplo, é a mesma coisa que ajudar no desenvolvimento dessas manchinhas. Mas existem alguns truques simples de limpeza, que podem ajudar a tirar o mofo do sapato sem danificar a camurça. Quer saber como? Dá uma olhada nas dicas da matéria!

Para tirar mofo de sapato de camurça, comece escovando as partes críticas

A primeira coisa que você deve fazer quando aparecerem algumas manchinhas de bolor no seu sapato de camurça é escovar muito bem o calçado com a ajuda de uma escova comum ou com cerdas apropriadas para o tecido. Escove, principalmente, as partes mais críticas, realizando movimentos circulares. Isso pode até não remover todo o mofo de uma vez, mas vai ajudar na limpeza.

Para acelerar o processo e desprender o mofo da camurça por completo, despeje uma pequena quantidade de vaselina em um pano microfibra ou em uma flanela limpa (sem fiapos) e esfregue sobre a área afetada, pressionando com firmeza. Depois é só colocar o sapato no sol por mais algumas horas e checar o resultado.

Aprenda como tirar mofo de sapato camurça com álcool isopropílico

Você também pode resolver o problema do mofo misturando 1 copo de álcool isopropílico com 1 copo de água – basta aplicar sobre a região afetada com a ajuda de um pano macio. Mergulhe-o na solução com frequência, para pegar uma boa quantidade do produto, e continue esfregando a área manchada até que o mofo desapareça. Para secar o sapato e evitar que a camurça fique umedecida, leve o calçado para uma área aberta e com sol ou seque-o com um secador!

Aposte em uma solução de água e vinagre

Apostar em em uma mistura com partes iguais de água e vinagre branco para tirar o mofo do sapato de camurça pode ser uma boa solução para resolver o problema! Afinal, além de tirar as manchas de bolor, o vinagre também ajuda a acabar com o mau cheiro deixado por ele. Basta fazer a mistura em um recipiente e, com a ajuda de uma esponja macia ou uma flanela lisa, aplicar a solução sobre o local afetado.

Evite usar produtos abrasivos

Por ser um tipo de tecido delicado, a camurça precisa de uma limpeza mais minuciosa, com produtos que podem remover a sujeira sem correr risco de danificar o material. Por isso, evitar o uso de materiais abrasivos, como água sanitária, sabão em pó, saponáceos e escovas de cerdas duras, pode ajudar a preservar o material. Também é bom frisar que mesmo líquidos mais “inofensivos” podem simplesmente destruir a camurça devido à fragilidade do material quando em contato com a água. Por isso, use sempre o mínimo necessário e procure secar a área em que o líquido foi aplicado o quanto antes.

Veja mais