Lavanderia

Como tirar mofo de sapato de camurça

Para tirar mofo de sapato camurça, escove as partes mais críticas do calçado com uma escova de limpeza
Para tirar mofo de sapato camurça, escove as partes mais críticas do calçado com uma escova de limpeza

Apesar de ter uma textura macia, que deixa qualquer peça de roupa ou de sapato ainda mais estilosa, a camurça é um tipo de tecido delicado extremamente suscetível às manchas de bolor. Deixar um sapato de camurça em um ambiente úmido, por exemplo, é a mesma coisa que ajudar no desenvolvimento dessas manchinhas. Mas existem alguns truques simples de limpeza, que podem ajudar a tirar o mofo do sapato sem danificar a camurça. Quer saber como? Dá uma olhada nas dicas da matéria!

Para tirar mofo de sapato de camurça, comece escovando as partes críticas

A primeira coisa que você deve fazer quando aparecerem algumas manchinhas de bolor no seu sapato de camurça é escovar muito bem o calçado com a ajuda de uma escova comum ou com cerdas apropriadas para o tecido. Escove, principalmente, as partes mais críticas, realizando movimentos circulares. Isso pode até não remover todo o mofo de uma vez, mas vai ajudar na limpeza.

Para acelerar o processo e desprender o mofo da camurça por completo, despeje uma pequena quantidade de vaselina em um pano microfibra ou em uma flanela limpa (sem fiapos) e esfregue sobre a área afetada, pressionando com firmeza. Depois é só colocar o sapato no sol por mais algumas horas e checar o resultado.

Aprenda como tirar mofo de sapato camurça com álcool isopropílico

Você também pode resolver o problema do mofo misturando 1 copo de álcool isopropílico com 1 copo de água - basta aplicar sobre a região afetada com a ajuda de um pano macio. Mergulhe-o na solução com frequência, para pegar uma boa quantidade do produto, e continue esfregando a área manchada até que o mofo desapareça. Para secar o sapato e evitar que a camurça fique umedecida, leve o calçado para uma área aberta e com sol ou seque-o com um secador!

Aposte em uma solução de água e vinagre

Apostar em em uma mistura com partes iguais de água e vinagre branco para tirar o mofo do sapato de camurça pode ser uma boa solução para resolver o problema! Afinal, além de tirar as manchas de bolor, o vinagre também ajuda a acabar com o mau cheiro deixado por ele. Basta fazer a mistura em um recipiente e, com a ajuda de uma esponja macia ou uma flanela lisa, aplicar a solução sobre o local afetado.

Evite usar produtos abrasivos

Por ser um tipo de tecido delicado, a camurça precisa de uma limpeza mais minuciosa, com produtos que podem remover a sujeira sem correr risco de danificar o material. Por isso, evitar o uso de materiais abrasivos, como água sanitária, sabão em pó, saponáceos e escovas de cerdas duras, pode ajudar a preservar o material. Também é bom frisar que mesmo líquidos mais "inofensivos" podem simplesmente destruir a camurça devido à fragilidade do material quando em contato com a água. Por isso, use sempre o mínimo necessário e procure secar a área em que o líquido foi aplicado o quanto antes.

Matérias: Lavanderia

Ver mais