Lavanderia

Como tirar mofo de roupa colorida

Para tirar mofo de roupa colorida, o mais indicado é dexá-la de molho em soluções com tira manchas, vinagre ou bicarbonato e depois lavá-la normalmente
Para tirar mofo de roupa colorida, o mais indicado é dexá-la de molho em soluções com tira manchas, vinagre ou bicarbonato e depois lavá-la normalmente

Você sabia que tem como tirar mofo de roupa colorida de forma simples, usando receitas caseiras bem eficientes? Quando as peças ficam muito tempo guardadas no armário, é bem possível que manchas de bolor surjam no tecido. Isso acontece porque o excesso de umidade tende a causar o acúmulo de fungos e microrganismos no local.

Para evitar esse tipo de problema, é importante que as roupas sejam sempre lavadas e conservadas da forma mais arejada possível. Para te ajudar, nós separamos dicas de como tirar mofo de roupas coloridas usando vinagre, bicarbonato de sódio, diferentes misturas e produtos específicos para essa tarefa. Vale a pena conferir!

Dicas de como tirar mofo de roupa colorida com misturas caseiras

Que tal recorrer a soluções que conseguem tirar mofo de roupa colorida em poucos minutos? Além do produto tira manchas Qualitá, que é capaz de remover diferentes tipos de sujeiras e cheiros, é possível usar produtos caseiros que são bem eficazes. Confira as dicas que separamos para cumprir a tarefa sem muito esforço:

Como tirar mofo de roupa de cor: use vinagre de álcool

Usar vinagre de álcool direto no local mofado é uma ótima forma de neutralizar a ação dos fungos, sabia? Assim, é possível limpar a roupa de forma rápida sem danificar as fibras do tecido. Você pode utilizar esse produto de diferentes maneiras:

1. Caso a mancha de mofo seja pequena, borrife um pouco de vinagre de álcool Qualitá diretamente no tecido. Esfregue com um pano ou uma escova de dentes velha, espere cerca de 15 minutos e, então, lave a peça normalmente.

2. Se a mancha de mofo for maior, prepare uma solução de 2 litros de água com 2 xícaras de vinagre de álcool Qualitá. Deixe a peça de molho por 20 minutos, para limpá-la por inteiro, esfregue os locais mais mofados e lave normalmente depois com sabão neutro.

Use bicarbonato de sódio para tirar mofo de roupa colorida

Recorrer à pasta de bicarbonato de sódio com água é outra dica infalível para tirar manchas de mofo e outras sujeiras que ficam impregnadas no tecido. Aqui, você também deve agir de acordo com a intensidade das manchas de bolor:

1. Para remover manchas pequenas, você pode preparar uma mistura reduzida de pasta de bicarbonato. Em um recipiente, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato + 2 colheres de sopa de água gelada. Misture e, então, aplique diretamente nos locais sujos de mofo. Deixe agir por 20 minutos, esfregue com um pano ou uma escova, enxágue a peça e lave normalmente com sabão neutro.

2. Se a ideia é lavar toda a roupa com a solução de bicarbonato, basta fazer uma mistura maior. Encha uma bacia com 2 litros de água e adicione 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Agite a mistura com as mãos e deixe a peça de molho por 20 minutos. Esfregue os locais mais mofados com uma escova velha e lave normalmente a peça.

Como tirar mancha de mofo de roupa colorida com um tira manchas

Que tal recorrer a um tira manchas para remover o mofo da roupa? Aqui, a ideia é que você siga as instruções presentes na embalagem do produto para não cometer erros. Geralmente, é necessário umedecer o tecido, aplicar o tira manchas, deixá-lo atuar por alguns minutos, esfregar com uma escova ou esponja, e então lavar a peça normalmente.

O tira manchas Qualitá, em especial, é bem eficiente e pode ser encontrado em diferentes versões: líquido, em gel ou em pó, para usos distintos. Aqui, uma boa dica é levar em conta a quantidade e intensidade de manchas de bolor presentes na roupa para acertar na escolha:

1. Para fazer uma pré-lavagem da peça inteira, você pode preparar uma solução de água com tira manchas líquido Qualitá. Deixe a roupa de molho por 20 minutos, esfregue os locais mais sujos de mofo, enxágue e lave normalmente com sabão.

2. Caso você queira tirar manchas de mofo mais pontuais, uma boa dica é aplicar o tira manchas em gel Qualitá. Deixe-o atuar por alguns minutos, esfregue os pontos mais sujos e, então, lave a roupa normalmente. Não tem erro!

Tem como tirar mancha de roupa colorida com limão ou açúcar?

Você sabia que tem como tirar manchas de mofo com a ajuda de um pouco de sumo de limão? Geralmente, o indicado é usar 1 limão com um pouco de sal para remover manchas em roupas coloridas. No entanto, esse tipo de mistura deve ser evitada ao máximo - afinal, os dois ingredientes são de uso culinário e não devem ser utilizados na lavanderia com frequência. Por isso, recorra a essa solução apenas em emergências, ok?

Também existe um método bem polêmico de como tirar mofo de roupa colorida com açúcar. Nesse caso, algumas pessoas apostam na mistura do ingrediente com a água sanitária, que cria uma reação química bem forte, com potencial limpante. No entanto, essa combinação tende a ser tóxica, costuma fragilizar as fibras do tecido e ainda causar manchas. Por isso, não recorra a essa mistura, ok? Lembre-se de se ater apenas às misturas de vinagre, bicarbonato de sódio e tira manchas que não tem erro!

Como evitar que as roupas fiquem com manchas de mofo

Além de usar os produtos certos para tirar mofo das roupas, é muito importante tomar cuidado com a devida secagem e armazenamento das peças.

Após lavá-las com sabão neutro ou lava roupas Qualitá, enxague-as bastante (para não deixar nenhum resquício de produto) e as deixe secando no varal. Quando as roupas estiverem 100% secas, dobre-as e as guarde no armário.

É importante que as prateleiras do guarda-roupa estejam bem limpas - sem nenhum foco de fungos ou outros microrganismos - e devidamente secas. Uma boa dica, inclusive, é recorrer aos produtos evita mofo da Qualitá, que atraem a umidade para si e são fáceis de posicionar dentro do armário.

Matérias: Lavanderia

Ver mais