Lavanderia

Como tirar mofo de mochila

Para tirar mofo da mochila, o ideal é limpar pontualmente a área afetada com vinagre branco e depois lavar o tecido normalmente
Para tirar mofo da mochila, o ideal é limpar pontualmente a área afetada com vinagre branco e depois lavar o tecido normalmente

Sabe quando a mochila fica molhada (ou úmida com suco, por exemplo) e adquire manchas de mofo? Isso geralmente acontece porque a umidade promove uma rápida proliferação de fungos e microrganismos, gerando manchas de bolor. A boa notícia é que, com alguns truques caseiros e usando os produtos de limpeza certos, é possível resolver esse tipo de problema com facilidade. Aqui, nós separamos dicas de como tirar mofo de mochila da forma correta. Confira!

Afinal, como tirar mofo de mochila?

Antes de tudo, é importante levar em conta o material da mochila que será lavada. Caso ela seja de couro, por exemplo, é importante evitar usar uma quantidade grande de produtos de limpeza - o bicarbonato de sódio, nesse caso, funciona como grande aliado, pois não danifica o couro. Aqui, nós separamos dicas certeiras de como tirar bolor da mochila sem estragar o material.

Mochila de pano

Mochilas de pano, de uma forma geral, podem ser lavadas tanto à mão quanto na máquina de lavar. Mas, caso haja alguma mancha de mofo, o ideal é removê-la primeiro para, depois, fazer uma lavagem comum. Para começar, esvazie completamente a mochila, deixe todos os zíperes abertos, vire-a do avesso e a sacuda bem, para tirar poeiras, possíveis embalagens e papeis. Se julgar necessário, passe um aspirador de pó para remover bem as sujeiras dentro da mochila.

Agora chegou a hora de limpar a mancha de mofo! Para isso, existe um produto mágico que funciona superbem: o vinagre branco (preferencialmente de álcool). Pegue um pano, flanela ou esponja, despeje um pouco do vinagre e, então, esfregue pontualmente a mancha até que ela saia por completo.

Em seguida, esfregue o local com detergente neutro. Para finalizar, você pode lavar toda a mochila à mão, com sabão neutro, ou até mesmo usar um ciclo suave na máquina de lavar. Para proteger os zíperes e alças da mochila, uma boa dica é recorrer ao saco para lavar roupa, que protege a mochila do agito na lavadora. Por fim, verifique se a mancha de mofo realmente saiu do tecido e deixe a mochila no sol, até secar completamente - assim, você evita que surjam novas manchas de bolor.

Mochila de couro

Quando se trata de mochilas de couro, o cuidado durante a limpeza deve ser enorme - afinal, o couro tende a rachar e a ficar manchado caso entre em contato com muita água ou produto de limpeza. Por isso, para tirar mofo do couro, o mais indicado é recorrer ao bicarbonato de sódio.

Primeiro, abra todos os bolsos da mochila, sacuda-a bem para tirar as sujeiras e passe um aspirador de pó, se necessário. Em seguida, despeje o bicarbonato de sódio direto na mancha (seja dentro ou fora da mochila) e espere 24 horas, para que o produto consiga agir bem sobre o mofo. Passado esse tempo, tire o bicarbonato de sódio, passe um pano levemente umedecido com um pouco de vinagre + detergente e prontinho! O mofo tende a ser absorvido praticamente por inteiro pelo bicarbonato, mas o vinagre ainda faz um serviço final. Por fim, você ainda pode passar um hidratante de couro e, depois, deixar a mochila em um local bem arejado. Não tem erro!

Matérias: Lavanderia

Ver mais