Limpeza

Como tirar mofo de madeira sem danificar o material

Tirar mofo de madeira corretamente é essencial para preservar o material
Tirar mofo de madeira corretamente é essencial para preservar o material

Saber como tirar mofo de madeira é muito importante. Isso porque a madeira tem a tendência de captar a umidade do ar, desencadeando a proliferação de fungos. O mofo na madeira pode afetar móveis, molduras, portas, piso, escadas e por aí vai. O mofo pode afetar a madeira tanto em áreas internas quanto externas. Para preservar a sua estrutura de madeira, é importante saber como tirar mofo de madeira sem causar estragos. Quer saber como fazer isso? Veja as dicas que reunimos sobre o assunto! 

Aumentar a temperatura e a circulação de ar ajuda a tirar mofo de madeira

O mofo ocorre principalmente quando a madeira absorve a umidade. Por isso, aumentar a temperatura e a circulação de ar no ambiente é uma forma de evitar o problema. Também é indicado fazer isso antes da limpeza. Pode abrir todas as janelas da casa e deixar o ar circular bem, isso vai ajudar a tirar mofo da madeira mais fácil. Esse é um dos segredos de como tirar mofo de madeira reduzindo os riscos de danos ao material. Outra dica é usar um secador de cabelo com o ar morno na área do mofo antes de limpar. 

Qual a melhor solução para tirar mofo de madeira?

Fazer a limpeza do mofo na superfície de madeira é mais fácil do que parece. Você vai precisar fazer uma simples misturinha com 8 a 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 litro d’água. A melhor forma de fazer a mistura é dentro de um balde. Molhe uma escova de cerdas macias na solução e esfregue na área afetada pelo mofo. Para as superfícies macias e delicadas o ideal é que a limpeza seja feita com uma esponja.

A solução que fica na madeira após a limpeza deve ser lavada com água fria. Após isso, você deve deixar a peça em um local ventilado até que a madeira seque completamente. O vinagre branco é outra alternativa para tirar mofo de madeira. Basta colocar o líquido em um borrifador e aplicar na superfície mofada.

Tirar mofo de madeira: o bolor voltou, e agora?

Mesmo fazendo a limpeza correta, o mofo pode voltar. Para evitar essa situação, é recomendado pintar a madeira com uma tinta resistente a mofo para evitar o crescimento futuro. Basta seguir as instruções para escolher a tinta certa para o tipo de madeira.

Se mesmo assim o mofo reaparecer, use um removedor de tinta no local e depois faça a limpeza com a solução de bicarbonato de sódio e água, até que o mofo saia completamente. O bicarbonato de sódio é um grande aliado na hora da limpeza e serve não só para tirar mofo de madeira, como também para outros problemas em casa. 

Matérias: Limpeza

Ver mais