Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 08/10/2020

Como tirar mau cheiro do ralo do banheiro

Sabe quando o banheiro fica com um cheiro forte de esgoto? Isso geralmente acontece por conta de gases presentes nas tubulações (que levam um odor desagradável ao ambiente) ou quando ocorre algum problema com os ralos ou o vaso sanitário. Para te ajudar a resolver esse tipo de problema, nós separamos dicas de como tirar mau cheiro de esgoto do ralo do banheiro usando uma solução mágica de limpeza. Dá uma olhada!

Como tirar mau cheiro do ralo do banheiro?

A principal dica para garantir que o banheiro não fique com um odor forte de esgoto é manter uma rotina de limpeza frequente – o ideal é fazer uma faxina caprichada pelo menos uma vez por semana. Além de limpar os azulejos e o box, lembre-se de lavar bem o vaso sanitário, a pia e os ralos – que são os principais responsáveis pelo cheiro de esgoto -, removendo fios de cabelos, sujeiras (como manchas de lodo) e usando produtos desinfetantes para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Caso você esteja percebendo um cheiro vindo diretamente dos ralos, em especial, a nossa sugestão é seguir algumas etapas de limpeza:

1. Prepare uma solução de água, vinagre e bicarbonato de sódio

Para começar, você deve preparar uma solução com 500 ml de água quente, 250 ml de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Despeje a mistura diretamente no ralo e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Depois, despeje água morna ou quente para tirar os produtos e prontinho! A mistura de vinagre + bicarbonato é ótima para eliminar bactérias e fungos e também é certeira quando se trata de remover cheiros fortes.

2. Limpe a parte de fora do ralo com um desinfetante

Depois de usar a solução de vinagre com bicarbonato de sódio para eliminar o cheiro ruim, o ideal é fazer a limpeza externa do ralo com um desinfetante com aroma de lavanda, eucalipto, pinho ou da fragrância que você preferir. Assim, o cômodo também fica com um cheiro mais agradável! Você pode diluir o produto em um pouco de água e usar um pano ou uma esponja para limpar pontualmente o ralo.

3. Deixe a janela aberta e a tampa do vaso abaixada

Além de fazer uma limpeza mais caprichada nos ralos do banheiro, outra dica importante para eliminar o mau odor de esgoto é deixar a janela aberta e manter a tampa do vaso sempre abaixada – isso porque o mau cheiro também pode sair do vaso e acabar infestando o cômodo todo. Você pode, inclusive, preparar a mesma solução de água quente, vinagre e bicarbonato para desinfetar a parte de dentro do vaso ou recorrer à água sanitária. Essas são as principais dicas para deixar o banheiro sempre bem limpo e cheiroso!

Veja mais