Lavanderia

Como tirar mancha de tecido sintético

Para tirar mancha de tecido sintético, recorra ao tira manchas sem cloro e, depois, lave a peça normalmente com sabão neutro
Para tirar mancha de tecido sintético, recorra ao tira manchas sem cloro e, depois, lave a peça normalmente com sabão neutro

Feitos a partir de fibras artificiais, os tecidos sintéticos - como nylon, poliamida e poliéster - precisam de cuidados específicos quando o assunto é a hora da lavanderia. Para lidar com possíveis manchinhas, por exemplo, o ideal é evitar o uso de água quente - normalmente indicada para esses casos - e apostar em produtos mais neutros. Aqui, nós separamos as principais dicas de como tirar mancha de tecido sintético. Confira a matéria!

Para tirar mancha de tecido sintético, use o bom e velho detergente neutro

Além de ser um excelente coringa na limpeza da casa, o detergente neutro pode ajudar a acabar com manchas de óleo ou gorduras na roupa e em outras peças de tecidos sintéticos - para aproveitar as suas propriedades, basta aplicar o produto sobre a região afetada (com a peça já umedecida), esfregar bem e deixar agir por alguns minutos. Se a mancha persistir, deixe agindo por mais tempo, esfregue novamente e lave em água corrente.

Detergente neutro, álcool líquido e limão também podem resolver o problema das manchas

Apostar em uma mistura de detergente neutro, álcool líquido e limão é outra forma de resolver o problema das manchas em tecidos sintéticos. Nesse caso, a dica é umedecer um pano ou o lado macio de uma esponja com um pouco de suco de limão e algumas gotas de álcool, esfregando a região afetada com a mistura. Deixe agir por alguns minutos, lave o local da mancha com detergente neutro e avalie o resultado. Se o problema persistir, repita o procedimento mais uma vez.

Se as manchas persistirem, recorra ao tira manchas sem cloro

Quando as misturinhas caseiras não resolverem o problema, a melhor alternativa é recorrer a um produto de limpeza específico que normalmente funciona em qualquer tipo de mancha: o tira manchas sem cloro. Ele é ideal para peças mais delicadas como as de tecido sintético, já que não possui cloro em sua composição. Para usá-lo, aplique o produto diretamente na manchinha, esfregue com uma escova, espere alguns minutinhos (seguindo as orientações da embalagem) e pronto. Agora, é só lavar a sua roupa normalmente com um sabão neutro.

Evite produtos abrasivos em tecidos sintéticos

Cloro, água sanitária, alvejantes e outros produtos abrasivos, que normalmente possuem um alto poder corrosivo, não devem ser usados em tecidos sintéticos. Na verdade, eles são geralmente indicados para a limpeza de rejuntes, azulejos, revestimentos cerâmicos e outras superfícies resistentes. Por isso, para não correr o risco de danificar o material, dê preferência aos limpadores próprios e às soluções caseiras. 

Matérias: Lavanderia

Ver mais