Lavanderia

Como tirar mancha de roupa colorida

Para tirar mancha de roupa colorida completamente, é importante finalizar o trabalho lavando a peça com água e sabão, seguido de um bom enxágue
Para tirar mancha de roupa colorida completamente, é importante finalizar o trabalho lavando a peça com água e sabão, seguido de um bom enxágue

Está com roupas coloridas manchadas? Calma, não tem razão para se preocupar! É possível salvar as peças sem muita dor de cabeça. Acidentes acontecem com certa frequência em casa e acabam sujando os tecidos. Para descobrir a solução desse problema, veja as dicas que nós preparamos para te ensinar como tirar mancha de roupa colorida!

Para tirar mancha de roupa colorida, identifique seu tipo e intensidade

O primeiro passo para se livrar desse tipo de estresse é perceber qual o tipo de mancha e a intensidade de sujeira no tecido. A mancha é pequena e leve ou grande e aparenta ser difícil de remover? A escolha dos produtos vai depender dessa análise e também dos símbolos de lavagem etiquetados na peça. Encontre abaixo os produtos mais indicados para cada caso:

Roupa manchada na lavagem pode ser lavada com tira-manchas ou vinagre

Acabaram-se os dias sem saber o que fazer quando uma roupa mancha a outra! É comum que algumas peças soltem tinta durante a lavagem e acabem sujando outras durante esse processo. Nesses casos, a maioria das manchas costuma ser leve e fácil de remover.

Usar o tira-manchas para uma lavagem mais simples é o mais recomendado para evitar danos nas peças por ser um produto de lavanderia adequado para resolver esse tipo de problema. Porém, se a roupa estiver seca e a mancha bem grudada, uma boa ideia é partir para o uso do vinagre branco.

Muito utilizado para tirar mancha de roupa colorida, o ingrediente deve ser misturado com água morna, pois ela ajuda a amolecer as moléculas de sujeira. As porções desta solução são de 2 xícaras de vinagre por balde de água. Reduza a quantidade de líquido necessário se quiser uma solução mais concentrada. Deixe de molho de 30 minutos a 1 hora antes de remover a mistura.

Solução de bicarbonato de sódio + vinagre branco limpa manchas mais difíceis, como de ferrugem e vinho

Algumas sujeiras são mais complexas de serem removidas, como no caso da mancha de ferrugem ou de vinho. Para fortalecer a ação de limpeza do vinagre branco, sugerimos que você prepare uma pasta de água, vinagre e bicarbonato de sódio.

Apesar de ser muito útil e eficiente para tirar mancha de roupas coloridas, o bicarbonato pode facilitar o desbotamento das peças se utilizado em excesso. Por isso, tome cuidado com a quantidade de cada composto para o preparo da solução. Deixe a mistura agir de 15 a 30 minutos, no máximo.

Use álcool para tirar manchas de caneta e maquiagem

O álcool é um dos melhores truques para tirar diferentes tipos de mancha da roupa. O composto é muito bem aproveitado na remoção de manchas de tinta de caneta ou maquiagem das peças. Por isso, é importante utilizá-lo para limpar completamente sujeiras desse tipo.

Finalize enxaguando a roupa com água e sabão neutro

Após desvendar como remover manchas da roupa, é importante que você finalize o processo de higienização das peças. Basta lavar normalmente a peça com água e sabão neutro ou junto a outras roupas na máquina de lavar. Apenas tenha cuidado para que não seja manchada novamente pela tintura de outra peça! Há algumas dicas para evitar que a roupa solte tinta, como lavar as peças separadamente. Viu como tirar mancha de roupa colorida pode ser fácil?

Matérias: Lavanderia

Ver mais