Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mancha de roupa branca: o guia definitivo para se livrar do encardido
Cuide Bem 24/02/2022

Como tirar mancha de roupa branca: o guia definitivo para se livrar do encardido

Quando as roupas brancas não são lavadas apropriadamente – ou ficam muito tempo guardadas – é possível que surjam manchas amareladas ou de encardido. A boa notícia é que existem produtos específicos para lidar com esse tipo de situação que conseguem resolver bem o problema. Além da água sanitária, que é um produto abrasivo altamente limpante, você pode contar com tira manchas e diferentes tipos de sabão que fazem uma limpeza bem caprichada. Aqui, nós separamos dicas de como tirar mancha de roupa branca em poucos passos e de forma certeira. É só continuar lendo!

Como tirar mancha de roupa branca com facilidade

Se o objetivo é deixar as roupas mais brancas e tirar sujeiras impregnadas, o mais indicado é usar produtos que consigam eliminar mofos, manchas de encardido e sujeiras mais resistentes. Uma boa dica, inclusive, é deixar as peças de molho por alguns minutos em soluções altamente limpantes. Assim, na hora de lavar, fica muito mais fácil soltar as sujeiras.

1. Use um tira manchas para roupas brancas

Você sabia que existem tira manchas próprios para a lavagem de roupas brancas? Você pode optar por versões em pó, em gel ou líquido, que são bem eficientes quando se trata de eliminar sujeiras. Caso a ideia seja fazer uma lavagem mais abrangente nas roupas, o ideal é optar pelo tira manchas em pó Qualitá, que gera bolhas efervescentes altamente limpantes quando em contato com a água.

Para começar, dilua o tira manchas em um pouco de água quente (leia as instruções presentes na embalagem do produto para acertar nas proporções), deixe dissolver até formar a espuma efervescente e, então, aplique diretamente sobre a mancha. Espere 15 minutos, esfregue o local e lave o tecido normalmente. Assim, é possível remover sujeiras mais fortes e manchas de encardido.

Se você quiser aplicar o tira manchas por toda a roupa branca, faça uma solução maior com o produto – encha um balde de água e, em seguida, prepare a solução. Deixe a peça de molho por 15 minutos e lave em seguida. Dá supercerto!

Obs.: em vez de deixar a roupa de molho com o tira manchas, você também pode diluir 5 colheres de sopa de vinagre branco em um balde de 1 litro de água e, então, deixar a peça submersa por 15 minutos. Depois, lave normalmente com sabão.

2. Como desencardir roupa branca: recorra à água sanitária

Outra ótima dica para desencardir ou tirar manchas amarelas de roupas brancas é recorrer à água sanitária. Aqui, o ideal é usar luvas de proteção para evitar o contato direto com o produto e, assim, evitar intoxicações. No final, a roupa branca tende a ficar com um aspecto bem mais claro.

Em um balde, coloque 1 litro de água morna e 30 ml de água sanitária – se necessário, aumente a mistura seguindo essa proporção. Deixe a roupa branca submersa nessa solução por 20 minutos e, então, esfregue suavemente os pontos mais sujos. Enxágue bem e lave a peça normalmente com sabão. Certifique-se de que todas as sujeiras saíram e, em seguida, estenda a peça em um local arejado, preferencialmente no sol.

3. Lave a roupa com sabão de coco em pó

Caso a roupa branca não esteja tão suja, apenas uma lavagem com sabão de coco em pó pode ser suficiente. Ainda assim, para garantir uma lavagem mais caprichada, o ideal é primeiro deixá-la de molho em uma solução de água com sabão e um pouco de vinagre branco por 20 minutos. Enxágue a peça, lave com o sabão (pode ser à mão ou na máquina) e estenda em seguida.