Lavanderia

Como tirar mancha de perfume da roupa

Para tirar mancha de perfume da roupa, o ideal é usar uma mistura de vinagre com detergente e depois lavar a peça normalmente
Para tirar mancha de perfume da roupa, o ideal é usar uma mistura de vinagre com detergente e depois lavar a peça normalmente

Tem gente que não consegue sair de casa sem passar perfume e ama ter um cheirinho próprio, né? No entanto, junto com o aroma, é possível que surjam algumas manchas na camisa por conta do álcool presente na composição do perfume. A boa notícia é que esse tipo de problema é supersimples de resolver - basta usar os produtos de limpeza certos e agir com rapidez (enquanto a mancha ainda estiver fresca). Para te ajudar, nós preparamos um tutorial de como tirar mancha de perfume da roupa com facilidade. Confira!

Como tirar mancha de perfume da roupa?

A principal dica é passar um pano úmido (sem esfregar) diretamente no local manchado - que costuma ser o colarinho da camisa. Faça uma leve pressão com os dedos sob o tecido - assim, o pano consegue absorver parte do perfume. Caso a mancha persista, você deve seguir algumas etapas de limpeza:

1. Deixe a roupa de molho com um pouco de detergente neutro

Para começar, o ideal é deixar a roupa de molho em um balde com água morna e um pouco de detergente neutro por cerca de 15 ou 20 minutos. Assim, as sujeiras saem e também fica mais fácil atuar sobre a mancha depois.

2. Use uma solução de vinagre com detergente

Após deixar a roupa de molho, enxágue-a na água corrente e, então, use a seguinte solução para esfregar o local da mancha: misture 2 colheres de sopa de vinagre branco com 1 colher de sopa de detergente neutro em um recipiente. Em seguida, aplique diretamente no local da mancha, espere 10 minutos, esfregue com uma escova de dentes velha, fazendo movimentos circulares, e enxágue para finalizar.

3. Recorra ao bicarbonato de sódio se necessário

Caso a mancha não saia completamente apenas com a mistura de vinagre, o ideal é partir para um novo truque: faça uma mistura de 150 ml de água morna com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, misture e aplique diretamente no local da mancha. Esfregue com uma escova de dentes velha, deixe atuar por 15 minutos e então é só enxaguar. Prontinho!

4. Você também pode usar água oxigenada

Outro truque que também costuma dar certo é o da água oxigenada, que pode ser aplicada diretamente na parte manchada do tecido com um pedaço de algodão. Faça pressão com os dedos no local da mancha para que, assim, o pedaço de algodão absorva o perfume. Bem simples né?

5. Lave a roupa normalmente

Após remover a mancha de perfume pontualmente, você já pode lavar a roupa na máquina de lavar (ou à mão), usando de preferência sabão em pó ou líquido comum ou um lava roupas. Depois de tudo, certifique-se de que a mancha saiu por completo e prontinho!

Matérias: Lavanderia

Ver mais