Lavanderia

Como tirar mancha de óleo da roupa: dicas para 4 situações

Para tirar mancha de óleo queimado da roupa, o ideal é usar um produto tira manchas Qualitá
Para tirar mancha de óleo queimado da roupa, o ideal é usar um produto tira manchas Qualitá

Manchas de óleo e de gordura costumam ser bem chatinhas de tirar da roupa, né? Isso porque elas não saem facilmente apenas com água e sabão - é necessário usar tira manchas e produtos específicos, como a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, para que a limpeza seja realmente eficiente. Para te ajudar, nós separamos dicas de como tirar mancha de óleo da roupa em 4 situações diferentes. Dá uma olhada!

1. Como tirar mancha de óleo da roupa de forma mais rápida

A principal dica para tirar mancha de óleo da roupa com facilidade é agir com urgência, antes que a mancha seque no tecido. Assim, você consegue remover o excesso de óleo e aplicar um produto menos agressivo para fazer uma limpeza eficiente. Siga o nosso passo a passo:

1. Pressione um papel toalha em cima da mancha de óleo para remover o excesso. Mas lembre-se de não esfregar para não espalhar o óleo por outras partes da roupa, ok?

2. Molhe o local da mancha com água quente e, em seguida, aplique um pouco de detergente neutro. Esfregue o local com os dedos e, se necessário, use uma escova de dentes velha para esfregar mais pontualmente.

3. Aplique mais detergente até sair toda a mancha, enxágue e lave a peça normalmente. Ao limpar a mancha de óleo ainda fresca, ela consegue sair com bem mais facilidade.

2. Bicarbonato de sódio + detergente: como tirar mancha de óleo seco da roupa

Caso a mancha de óleo já esteja seca na roupa, será necessário recorrer a produtos mais fortes que conseguem remover a sujeira impregnada. O bicarbonato de sódio, em especial, tem essa capacidade de absorver o óleo para si e ainda eliminar cheiros fortes. Sigas as nossas dicas:

1. Primeiro, umedeça o local da mancha com água quente e dê uma esfregada.

2. Em um recipiente, faça uma mistura de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, ½ colher de sopa de água quente e algumas gotinhas de detergente. Misture até formar uma pasta e, então, aplique na mancha.

3. Deixe o produto atuar por pelo menos 20 minutos, esfregue com uma escova e enxágue em seguida. Caso a mancha não tenha saído completamente, repita o processo.

4. Após remover toda a mancha de óleo, faça uma lavagem completa na roupa e prontinho!

3. Como tirar mancha de óleo queimado da roupa

O óleo lubrificante usado em motores de carro (também conhecido como óleo queimado) também pode deixar manchas bem chatas na roupa. Por isso, é importante tentar agir o quanto antes e ainda preparar soluções altamente desengordurantes, como a clássica combinação de vinagre com bicarbonato. Siga o passo a passo:

1. Despeje vinagre em cima da mancha até o tecido ficar bem molhado e, então, adicione bicarbonato de sódio por cima (o suficiente para cobrir toda a mancha). Deixe agir por pelo menos 20 minutos.

2. Esfregue a mancha com uma escova e, se não tiver saído completamente, adicione mais um pouco de bicarbonato de sódio e espere mais 20 minutos.

3. Enxágue o local com água quente e lave com detergente neutro. Depois, lave toda a peça normalmente e prontinho!

4. Produto tira manchas: como tirar mancha de óleo antiga da roupa

Caso você não limpe a roupa quando o óleo ainda estiver líquido, a tendência é que a mancha vá ficando mais impregnada no tecido, o que costuma dificultar muito mais o processo de lavagem. Nesse tipo de situação, a melhor dica é recorrer aos tira manchas prontos, que atuam muito bem sobre diferentes sujeiras.

A Qualitá, em especial, tem tira manchas para roupas coloridas e brancas em diferentes versões: em gel, líquido e até em pó. Esse tipo de produto, quando em contato com a água, forma bolhas efervescentes que conseguem absorver bem o óleo e limpar o tecido de forma mais profunda. Por conta disso, inclusive, o tira manchas é bastante indicado para fazer a pré-lavagem de roupas - consegue remover outras sujeiras que ficam impregnadas. Siga o nosso passo a passo:

1. Para começar, molhe bem a roupa (principalmente o local da mancha) e, então, aplique o produto tira manchas. Deixe-o atuando por pelo menos 20 minutos e, então, esfregue com uma escova.

Obs.: o ideal é que você leia as instruções presentes na embalagem do tira manchas para saber o tempo certinho e o passo a passo ideal de lavagem.

2. Após limpar a mancha completamente, lave a roupa normalmente com sabão neutro e prontinho!

Matérias: Lavanderia

Ver mais