Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mancha de inox escovado
Meu Lar 05/02/2020

Como tirar mancha de inox escovado

Já reparou que todas as panelas feitas de inox escovado possuem uma excelente durabilidade? Não só elas, mas geladeiras, secadoras, lavadoras, fogões e todos os aparelhos domésticos que possuem esse material. Mesmo assim, esse tipo de aço também está suscetível ao aparecimento de manchinhas – graças ao acúmulo de sujeira e gordura durante o tempo – e deve ser devidamente limpo com uma certa frequência. Quer aprender a se livrar desse tipo de problema? Então se liga!

Para se livrar das manchas superficiais, limpe o inox com detergente líquido e vinagre

Uma das maiores vantagens do aço inox escovado é a sua facilidade de limpeza – sendo assim, com um pouquinho de detergente líquido + o clássico vinagre de vinho branco já é possível limpá-lo perfeitamente.

Tudo o que você precisa é misturar partes iguais das duas substâncias em um recipiente e aplicá-la sobre o inox com a ajuda de um pano seco e limpo. Depois, basta retirar o produto com uma flanela seca e, caso seja necessário, repetir o procedimento mais uma vez.

Limpezas profundas requerem solução de vinagre, bicarbonato de sódio, detergente e água morna

Já se tiver que fazer uma limpeza profunda é preciso tomar alguns outros cuidados. Para começar, coloque algumas colheres de vinagre branco, bicarbonato de sódio e detergente em um borrifador (ou spray de água). Depois, aqueça meia chaleira de água e despeje 50% do conteúdo no spray agitando para que todas as substâncias se misturem.

Utilize o restante da água para umedecer um pano limpo, borrife a solução sobre as partes de inox e deixe a mistura agir por pelo menos 5 minutos. Depois, limpe a superfície com o pano úmido e a seque com uma flanela seca.

Obs.: Antes de qualquer coisa, lembre-se de proteger as mãos com uma luva de borracha e, caso você vá limpar algum aparelho doméstico elétrico – como o fogão, por exemplo -, não se esqueça de tirá-lo da tomada.

Para evitar novas manchas, fuja de palhas de aço, escovas, esponjas e produtos abrasivos

O saponáceo cremoso (do tipo sem perfume) é um dos únicos tipos de abrasivos que podem ser utilizados nas superfícies de inox. Fora isso, nunca utilize palhas de aço, escovas resistentes (normalmente de cerdas duras), esponjas de limpeza e qualquer outro produto com alto poder corrosivo. O mais recomendado é optar por panos e flanelas macias e produtos neutros, líquidos ou apropriados para a superfície de metal.

Veja mais