Lavanderia

Como tirar mancha de graxa na roupa de forma descomplicada

Com alguns cuidados simples é possível se livrar de vez da mancha de graxa na roupa
Com alguns cuidados simples é possível se livrar de vez da mancha de graxa na roupa

Tudo bem que hoje em dia é difícil acabar sujando a roupa com graxa, mas ainda assim não deixa de ser possível. Afinal, se algum dia você precisar mexer na aparelhagem do carro ou então tiver que colocar a corrente da bicicleta no lugar é bem possível que acabe tendo contato direto com esse óleo. E é exatamente por esse tipo de mancha não ser comum que muita gente fica perdida e sem saber o que fazer quando vê aquela marca preta na roupa. Se você se encontra nessa situação neste exato momento não se desespere, pois com algumas medidas simples você pode se ver livre dela.

Se a graxa ainda estiver molhada, retire a mancha o quanto antes

A regra número 1 para quem sujou a roupa com graxa é retirar a mancha o quanto antes. Afinal, o passo a passo para quando ela ainda está molhada é mais simples que o de quando ela já secou. Se o seu caso é primeiro, saiba que antes de mais nada você deve pressionar duas folhas de papel toalha contra a mancha, uma de cada lado do tecido. Depois que já tiver se livrado do excesso do óleo, jogue um pouco de talco na região afetada e deixe repousar por 30 minutos. Pode parecer estranho, mas ele vai sugar o excesso de gordura.

Passada a meia hora, retire o excesso de talco - se preciso use uma escova de cerdas macias para te ajudar - e enxágue usando água quente. Em altas temperaturas o óleo amolece, o que vai te ajudar a se livrar da mancha de graxa. Para acabar com qualquer resquício de sujeira, esfregue a área afetada com ajuda do sabão em pó. Se quiser deixar a limpeza ainda mais potente use a versão em líquido concentrada combinada com um tira manchas. Com todos esses cuidados não tem como a mancha de graxa não sair!

Passo a passo é diferente caso a mancha de graxa esteja seca

Infelizmente, se a mancha de graxa já secou você vai ter que tomar outros cuidados na lavagem, já que não tem mais como absorver o óleo com a ajuda do talco ou do papel toalha. Neste caso você vai ter que primeiro amolecer a graxa para só então tirá-la. Um produto que funciona muito bem nesses casos é o detergente neutro, já que ele é um desengordurante.

Quando a graxa estiver amolecida é só repetir o passo a passo de enxágue já mencionado anteriormente. Se quiser, você também pode misturar um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio e aplicar na região para facilitar a limpeza da mancha. Não se esqueça, claro, de seguir as instruções da etiqueta, porque alguns tecidos não podem ser molhados em água quente ou mesmo esfregados com força.

Só coloque a roupa para secar depois que a mancha tiver desaparecido

Por fim, não coloque a roupa para secar caso a mancha não tenha desaparecido completamente. Tudo bem que você sabe o passo a passo para amolecer a graxa, mas as altas temperaturas (que podem ser tanto da secadora quanto do sol) podem fazer a sujeira se fixar para sempre. Na dúvida, continue repetindo as dicas que você aprendeu até que o borrão desapareça de vez.

Matérias: Lavanderia

Ver mais