Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mancha de ferrugem do piso
Meu Lar 25/06/2021

Como tirar mancha de ferrugem do piso

Se você possui algum móvel de metal em casa, não deve ser incomum encontrar manchas de ferrugem no piso. Isso ocorre principalmente quando os objetos já têm certo tempo de uso e estão em contato direto com o chão. A mistura de ferro, água e oxigênio pode parecer o terror da vida doméstica, mas esse problema pode ser resolvido facilmente e com poucos produtos. Veja como tirar mancha de ferrugem do piso sem danificá-lo!

1. Libere espaço para realizar a limpeza

O primeiro passo para realizar a higienização do piso é remover os móveis próximos da mancha que possam atrapalhar o processo de limpeza. É importante liberar espaço para facilitar a remoção da ferrugem e passar pano no chão corretamente sem provocar ainda mais sujeira ou estrago.

2. Aplique vinagre e sal grosso na mancha de ferrugem

Para tirar mancha de ferrugem do piso são necessários produtos específicos, pois não são todas as substâncias que conseguem removê-la completamente. A combinação de vinagre de álcool e sal grosso auxilia na corrosão da ferrugem dado a acidez presente no composto. Você pode realizar a mistura previamente em uma vasilha ou adicionar os ingredientes diretamente na mancha.

Independentemente da maneira que escolher aplicá-los, é importante usar quantidade suficiente dos produtos para não precisar refazer o processo uma segunda vez. Para isso, baseie-se no tamanho e grossura da ferrugem acumulada. Se for uma mancha pequena e fina, você não vai precisar de quantidade elevada da solução. Porém, se houver grande concentração de ferrugem, aumente as porções de vinagre e sal.

Há também a alternativa de usar a combinação de bicarbonato de sódio e limão. Esses dois ingredientes possuem alto poder de limpeza, e por isso também são indicados na remoção de mancha de ferrugem do piso.

3. Esfregue delicadamente com um pano úmido

Após aplicar a solução escolhida na mancha e deixá-la agir por alguns minutos, use um pano de limpeza úmido para tirar a ferrugem. Esfregue com delicadeza para evitar arranhões no chão. O pano vai auxiliar na limpeza da ferrugem do solo e na higienização do ambiente. Continue até que toda a mancha tenha sido completamente removida.

4. Use água e produtos de limpeza perfumados para finalizar o processo

Normalmente o vinagre deixa um cheiro bem forte após ser utilizado na limpeza. Por isso, é importante finalizar o processo com água e produtos perfumados para se livrar do odor seu azedo. Você pode usar água e sabão para lavar a região e secar com um pano seco. Outra opção é utilizar um pano úmido com desinfetante perfumado para garantir um cheiro agradável no ambiente.

Se você tem piso de madeira e quer optar por limpar com água e sabão, lembre-se de secar completamente o chão após o fim da limpeza para evitar o surgimento de mofo ou a corrosão da madeira. Nesse caso, o ideal é optar por utilizar produtos próprios para esse tipo de piso. Já nos de porcelanato, utilize álcool para complementar a solução e prevenir outros tipos de mancha no chão.

Veja mais