Lavanderia

Como tirar mancha de ferrugem de roupa branca?

Embora pareça uma causa perdida, tirar manchas de ferrugem da roupa branca é possível: basta seguir alguns truques simples
Embora pareça uma causa perdida, tirar manchas de ferrugem da roupa branca é possível: basta seguir alguns truques simples

Peças de roupa brancas são mais suscetíveis ao aparecimento de manchas em geral, já que destacam qualquer sujeira que apareça, mesmo aquelas que em roupas de cores mais escuras jamais seriam percebidas. As manchas de ferrugens são um exemplo bastante comum. Elas normalmente aparecem pelo contato da roupa com a parte metálica de outras peças, como o zíper de uma calça, por exemplo. Apesar da ferrugem penetrar fundo no tecido, existem formas simples de resolver o problema.

Aposte em um removedor de ferrugem de roupa

Estão disponíveis no mercado produtos específicos para remover a ferrugem de roupas. A capacidade de remoção está nos ácidos oxálico e fluorídrico. Estas substâncias tornam os produtos anti manchas muito agressivos e tóxicos para a pele, o que exige que seu manuseio seja feito com muito cuidado. Depois de usar o produto, é necessário enxaguar bem a roupa para retirá-lo do tecido e evitar problemas na hora de usar a peça novamente. Ainda assim, não há como negar que essa é a medida mais eficiente.

Vinagre é opção caseira para tirar ferrugem de roupa

Opções caseiras simples também são indicadas para tirar ferrugem da roupa branca, como o vinagre, mais especificamente o branco. Após aplicá-lo sobre a mancha de ferrugem, adicione também um pouco de sal e deixe secar no sol. Quando a roupa não estiver mais úmida, basta enxaguá-la na parte suja até que a mancha seja eliminada.

Bicarbonato de sódio e limão formam dupla para combater ferrugem na roupa branca

Outra opção caseira para tirar ferrugem da roupa branca é a combinação de limão com bicarbonato de sódio. Assim como no caso do vinagre, deve-se colocar os dois ingredientes na mancha e deixá-los secar ao sol por algum tempo. Depois disso, basta enxaguar a peça para tirar a mancha e, por fim, lavá-la totalmente para usar futuramente. Se não houver bicarbonato de sódio em casa, o sal convencional pode ser utilizado no lugar.

Detergente é uma das medidas simples para vencer a ferrugem da roupa

O detergente usado para lavar louça é outro aliado caseiro na remoção da ferrugem da roupa branca. A opção transparente é apontada como mais eficiente nesse sentido. Basta colocar uma colher de sopa do detergente em um copo de água morna, colocar a mistura sobre a mancha, esperar secar para, por fim, enxaguar.

Matérias: Lavanderia

Ver mais