Lavanderia

Como tirar mancha de couro sem danificar o material

Para  tirar mancha de couro , a melhor dica é usar um pano umedecido e, se necessário, recorrer a produtos como bicarbonato de sódio e detergente neutro
Para tirar mancha de couro , a melhor dica é usar um pano umedecido e, se necessário, recorrer a produtos como bicarbonato de sódio e detergente neutro

O couro é um material que costuma não se dar muito bem com a umidade ou produtos de limpeza. Ainda assim, é preciso saber como limpar couro de forma adequada, principalmente quando ele acumula sujeiras e manchas de diferentes tipos. Para te ajudar nessa missão, preparamos um material sobre como tirar mancha de couro de forma eficiente. Existem truques caseiros muito práticos para fazer a higienização sem danificar o material. Dá só uma olhada!

Como tirar mancha de couro corretamente

O couro é um material que costuma gerar dúvidas na hora de ser higienizado. Quem tem cadeira de couro, bolsa, ou qualquer item feito do material, por exemplo, sabe bem disso. Para aprender como tirar suas manchas de maneira correta, o ideal é identificar o tipo de sujeira antes de começar o trabalho. Afinal, o produto de limpeza selecionado pode variar caso a mancha seja oleosa, líquida ou de tinta. Veja abaixo as melhores opções de limpeza para cada situação:

Manchas de gordura

Jogue bicarbonato de sódio ou talco em cima da mancha e deixe agir por algumas horas. Depois disso, basta limpar o pó da superfície do couro e verificar se ela saiu por completo. Caso a mancha tenha persistido, repita o processo quantas vezes forem necessárias. Esfregar o pó com os dedos também ajuda a mancha a sair com mais facilidade por conta do calor gerado pelo atrito.

Manchas de líquidos

Líquidos são uma grande ameaça para o couro, pois podem deixar o material com uma mancha escura. Para evitar isso, é importante passar um pano ou papel toalha sem esfregar o líquido, para que assim ele seja absorvido. Além disso, deixe um ventilador ligado para secar a área. Essas dicas são importantes quando acontece derramamento de água, por exemplo. Mas, caso seja outra bebida (como vinho ou suco), faça a limpeza do local com água e sabão ou detergente neutro. Para manchas mais difíceis, adicione vinagre à mistura, dessa forma você consegue facilitar o processo de remoção.

Manchas de tinta ou mofo

Use um algodão com um pouco de álcool isopropílico para fazer a remoção desse tipo de mancha. No entanto, é importante que o algodão não fique encharcado ou pingando. O couro pode ficar um pouco ressecado, mas a mancha começa a desaparecer enquanto movimentos circulares são feitos com a solução. No final, uma boa dica é passar um hidratante de couro para evitar que o material fique muito seco ou danificado.

Como cuidar de couro?

Quem possui móveis ou acessórios de couro precisa saber como cuidar dele - principalmente para aumentar a duração dos objetos. Os condicionadores de couro são produtos eficientes para proteger as fibras do material e deixá-lo mais resistente a manchas. Eles devem ser aplicados em média duas vezes por ano, dependendo das condições climáticas da região onde você mora.

No caso dos móveis, é fundamental passar o aspirador de pó (para remover a poeira e outros resíduos) e um pano úmido periodicamente. Outra dica importante para preservar o couro é, antes de fazer a limpeza, realizar um teste com a solução limpadora em um canto escondido do material - assim, você se assegura de que ele não será danificado. Caso a mancha não saia com as dicas acima, é válido chamar um profissional para removê-las. Vale destacar, ainda, que o couro jamais deve ser deixado exposto à luz do sol, já que isso pode deixá-lo ressecado ou rachado com o passar do tempo.

Matérias: Lavanderia

Ver mais