Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar mancha de caruncho da roupa
Cuide Bem 05/12/2019

Como tirar mancha de caruncho da roupa

Você já ouviu falar no caruncho? Geralmente encontrado em superfícies de madeira, esse inseto tende a se alimentar de móveis, bem como de comidas – cereais, grãos, farelos (arroz, feijão e farinha, por exemplo) e até mesmo roupas, sabia? Por isso, é muito importante que você tome cuidado para manter a casa sempre livre de carunchos – principalmente o interior do guarda-roupa.

Caso as roupas fiquem expostas a esses insetos, elas podem ficar manchadas ou até mesmo com furos e danos irreversíveis. Para que você aprenda a lidar melhor com isso, nós separamos dicas certeiras de como tirar mancha de caruncho da roupa. Confira!

Recorra a um tira manchas específico

A mancha de caruncho é uma das mais chatas – pois deixa uns pontinhos pretos na roupa – mas não é nada muito difícil de tirar! O importante é que você a identifique o quanto antes para tratar o tecido com certa urgência. Lembre-se: quanto antes você lavar a mancha, mais facilmente ela sairá!

A principal dica para resolver esse problema é usar um tira manchas específico. Aplique o produto no local afetado, esfregue com uma escovinha, estenda em um varal sob o sol e espere alguns minutos. Depois, é só lavar a roupa normalmente (de preferência com água quente, para limpar ainda mais) e, caso a mancha não saia completamente, basta repetir o procedimento. Não tem erro!

Tente aplicar álcool no local da mancha

Outra dica interessante para remover mancha de caruncho é usar uma solução de álcool. Basta embebedar o local afetado da roupa com esse produto e esfregar com um pedaço de algodão. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias e prontinho! Depois é só lavar a roupa com sabão e deixar secar no sol.

Já pensou em deixar a roupa de molho numa solução de água + vinagre?

Você sabia que o vinagre é um ótimo aliado para remover manchas de caruncho ou de mofo? Para resolver o problema, comece enchendo um balde com água, coloque uma ou duas xícaras de vinagre e, depois, deixe a roupa de molho nessa solução por cerca de uma hora.

Para finalizar, esfregue o tecido com um pouco de detergente – em especial, a região da mancha – e lave a roupa normalmente. Essa dica é mais indicada para quando o tecido está levemente manchado (e não com pontinhos pretos muito acentuados). Também dá supercerto!

Veja mais