Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar tinta de caneta de boneca? 8 dicas para deixar o brinquedo como novo
Meu Lar 30/01/2024

Como tirar tinta de caneta de boneca? 8 dicas para deixar o brinquedo como novo

Quando as crianças descobrem o prazer de rabiscar tudo, é quase um caminho sem volta! Riscam roupas, móveis, paredes e até mesmo os próprios brinquedos. Poucas são aquelas que resistem ao desejo de esboçar sua criatividade em lugares inusitados.

E é justamente por isso que nós separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a como tirar tinta de caneta de boneca. E o melhor: além de deixar o brinquedo novinho em folha, com essas ideais, você poderá também limpar outros locais rabiscados da casa. Venha dar uma olhada!

Como tirar tinta de caneta de boneca?

Se a sua criança adora rabiscar toda a boneca e você não sabe o que fazer para limpar o brinquedo, não se preocupe: nós vamos te ajudar! Confira, a seguir, algumas dicas valiosas de como tirar caneta de boneca, usando apenas materiais simples, do dia a dia.

1. Com álcool

Como tirar risco de caneta de boneca? Álcool e tira-manchas são dois produtos de limpeza que você provavelmente já tem na sua despensa. Só que, para resolver esse problema, eles vão precisar ser um pouquinho mais específicos.

Para começar, tenha em mãos um tira-manchas para roupas brancas. Depois, misture-o com álcool em gel e aplique a solução sobre os riscos de caneta da boneca.

Retire a mistura com a ajuda de um pano multiuso e, se os rabiscos permanecerem visíveis, limpe o brinquedo com detergente e a parte macia de uma esponja.

2. Com bicarbonato de sódio

Como tirar tinta de caneta de boneca? Que tal utilizar os poderes do bicarbonato de sódio para salvar os bonecos dos seus filhos? Para utilizá-lo de maneira eficiente, coloque medidas iguais de bicarbonato e água morna e mexa com uma colher até conseguir uma mistura homogênea.

Depois, parta para a ação! Aplique sobre os rabiscos da boneca e deixe agir por cerca de 20 minutos. A parte final é retirar qualquer resquício do produto com a ajuda de um pano de multiuso e verificar o resultado.

Se as manchinhas não tiverem sumido, coloque um pouco mais de bicarbonato de sódio na mistura e retire-o mais uma vez com o pano, fazendo uma pequena pressão sobre as manchas.

3. Com saponáceo cremoso

Como tirar tinta de caneta em boneca com produto caseiro? Para os que não conhecem o produto, o saponáceo cremoso é uma espécie de sabão potencializado, muito utilizado para tirar manchas de objetos sensíveis. Ou seja, útil para deixar a boneca limpinha novamente!

Para aplicá-lo, utilize uma escova de dentes e esfregue o produto contra os rabiscos (para não se machucar, faça isso com o auxílio de uma luva). Depois, retire o saponáceo com um pano e lave a boneca com detergente.

Como tirar tinta de caneta de boneca deixando o brinquedo em uma mistura de saponáceo cremoso

4. Com creme antiacne

Como tirar tinta de caneta de boneca? Pomada antiacne, gel facial para acnes ou peróxido de benzoíla em gel. Por mais que soe estranho, todos esses produtos específicos para tratar espinhas faciais também podem remover os riscos de caneta de brinquedos.

No caso das bonecas, tudo o que você precisa é aplicar uma boa quantidade da substância no local das manchas, levar a boneca ao sol em um horário em que ele esteja bem forte e deixar agir por pelo menos três horas.

Passado esse tempo, remova os vestígios do creme com água e detergente e repare se todas as manchinhas sumiram. Mas atenção: essa técnica só funciona com bastante sol e calor, sendo necessário reposicionar o brinquedo conforme as horas forem passando.

5. Com acetona

Como tirar tinta de caneta de boneca? Com a acetona não tem erro! O produto usado como removedor de esmaltes é capaz de tirar todos os rabiscos que seu filho artista fez nos brinquedos!

Para isso, coloque a acetona em um algodão, deixando-o encharcado. Depois disso, passe-o nas áreas riscadas. Ao remover todas as manchas, use um pano multiuso com água e sabão para tirar os resquícios do produto no brinquedo.

Mas, atenção! Como a acetona possui uma ação removedora muito forte, a dica aqui é começar a limpar uma área pequena da boneca e observar se a utilização da acetona vai causar algum dano à sua cor.

6. Com pasta de dente

A pasta de dente também pode ser uma ótima opção para eliminar os riscos de caneta da boneca, já que o creme possui um efeito clareador. Para limpar o brinquedo com esse material, basta colocar o creme dental em cima de onde estão os riscos e deixar o produto agir por 20 minutos. Depois disso, é só remover o creme dental do local com um pano.

Caso as manchas não saiam completamente, deixe a boneca tomar sol por alguns dias. Assim, com o passar do tempo, a tinta sumirá e o brinquedo ficará novinho outra vez.

7. Com removedor de esmaltes

Como tirar tinta de caneta de boneca? Outra opção superprática de como tirar tinta de caneta de boneca é utilizando o removedor de esmaltes. Nesse caso, basta molhar o algodão com o produto e, em seguida, limpar as manchas até elas sumirem.

Após a remoção da tinta, vale ainda passar um pano multiuso com água para tirar os resquícios do removedor – fundamental, principalmente para quem tem crianças muito pequenas que levam os brinquedos à boca.

8. Com vinagre

O vinagre é maravilhoso e tem muita utilidade doméstica. E como se já não bastasse, com a ajuda do álcool, ele consegue também eliminar a tinta de caneta de boneca! Ficou curioso? Então, vamos ao passo a passo:

  1. pegue um recipiente;
  2. nele misture 200 ml de água;
  3. três colheres de sopa de álcool;
  4. três colheres de sopa de vinagre;
  5. em seguida, coloque a mistura na parte que deseja tirar a tinta de caneta do brinquedo;
  6. esfregue o produto com uma esponja até eliminar as manchas;
  7. para finalizar, limpe a boneca com um pano multiuso com água.

Agora que você já sabe o quanto é fácil e prático como tirar tinta de caneta de boneca, utilizando produtos do dia a dia, pode dar adeus ao estresse! E isso é só uma parte: as dicas que trouxemos aqui também servem para limpar lugares da casa que estejam com rabiscos de caneta. Maravilhoso, não é mesmo?