Lavanderia

Como tirar mancha de caneta da roupa

Saiba como tirar mancha de caneta da roupa usando detergente, álcool e outros produtos de lavanderia
Saiba como tirar mancha de caneta da roupa usando detergente, álcool e outros produtos de lavanderia

Sujar a camisa com canetinhas coloridas, lápis ou giz de cera pode render bastante trabalho na hora da lavagem. A boa notícia é que tem como tirar mancha de caneta da roupa com produtos bem simples, que todo mundo tem em casa. Mas tem um detalhe: caso você demore para remover a mancha, mais difícil será a tarefa. Aqui, nós separamos dicas de como tirar mancha de caneta de roupa usando álcool, vinagre e produtos tira manchas bem eficientes. Dá uma olhada no nosso passo a passo!

Saiba como tirar mancha de caneta da roupa de diferente formas

Quando se trata de remover manchas de caneta de roupas e estofados - como sofás, poltronas, tapetes e almofadas -, o mais importante é agir o quanto antes. Primeiro, pegue um pedaço de algodão ou uma flanela macia (de preferência, de microfibra) e coloque embaixo do local manchado.

Em seguida, despeje um pouco de vinagre branco. Deixe agir por uns 5 ou 10 minutos e, então, esfregue delicadamente com a flanela. Como a tinta da caneta ainda está fresca, é necessário tomar cuidado na hora de esfregar - caso você use muita força, por exemplo, é possível que a mancha se espalhe para outras partes do tecido. Confira dicas de como tirar mancha de tinta de caneta da roupa com a ajuda de diferentes produtos:

Como tirar caneta da roupa com detergente neutro

Caso a mancha de tinta já esteja seca na roupa, o primeiro passo é umedecer o tecido. Em seguida, coloque um pouco de detergente neutro em uma flanela úmida e esfregue a mancha de tinta sem fazer muita força. Coloque mais um pouco de detergente em cima da mancha e, se necessário, deixe agir por 30 minutos. Depois enxágue, esfregue de novo e lave a roupa normalmente.

Obs.: a maioria das tintas de caneta são feitas à base de água e, por isso, tendem a sair bem com o detergente. Você também pode usar sabão neutro, de coco e até um pouco de bicarbonato de sódio.

Álcool + algodão: como tirar mancha de caneta esferográfica da roupa

Quando o objetivo é remover manchas de caneta esferográfica, a principal dica é recorrer à dupla algodão + álcool. Mas lembre-se de fazer isso o quanto antes, ok? Para que não dê tempo de a tinta se impregnar 100% no tecido.

Pegue um pedaço de algodão, umedeça com álcool e, então, esfregue suavemente a mancha de caneta. Repita o processo até limpar completamente e, depois, faça a pré-lavagem da roupa com um tira manchas. Após essas etapas, é só lavar normalmente!

Vale destacar que o uso do algodão é importante para absorver a tinta e, ao mesmo tempo, preservar as fibras do tecido. Por isso, evite usar panos ásperos nesse tipo de limpeza, ok? Outra sugestão interessante é utilizar uma haste flexível embebida em álcool para esfregar o risco de caneta de forma mais pontual. Também dá supercerto!

Como tirar mancha de caneta de roupa com um tira manchas potente

Tem como tirar mancha de caneta na roupa usando produtos tira manchas de ação rápida. Eles fazem uma pré-lavagem em todo o tecido, tiram sujeiras profundas e conseguem remover diferentes tipos de canetas com facilidade. O ideal é sempre ler as instruções presentes na embalagem para não errar no processo, ok?

Geralmente, o indicado é umedecer o local sujo, aplicar o tira manchas e esperar um tempo determinado (cerca de 15 ou 20 minutos). Esfregue com uma escova de dentes velha, algodão ou flanela macia. Enxágue e lave normalmente com sabão neutro.

A Qualitá, por exemplo, tem versões de tira manchas em pó, em gel ou líquido que, em contato com a água, criam bolhas efervescentes altamente limpantes. Elas conseguem remover manchas de tinta e são bem fáceis de usar. Vale a pena experimentar!

Como tirar mancha de caneta de roupa de couro sem danificar o material

Caso você tenha sujado alguma jaqueta de couro com caneta esferográfica, é importante ter cuidado para remover a mancha sem danificar o material. O primeiro passo é tirar o excesso da tinta com um algodão embebido com álcool. Em seguida, passe um pano úmido com detergente neutro e esfregue até a mancha sair completamente.

No final, lembre-se de secar o couro com uma flanela limpa e, em seguida, passe algum hidratante específico para o material. Isso porque o álcool tende a ressecar bastante o couro, o que pode causar danos maiores. Seguindo essas dicas, não tem erro!

Recorra aos removedores de tintas caso necessário

Se as soluções caseiras não forem suficientes para tirar a mancha de caneta da roupa, será necessário recorrer aos removedores de tintas, que podem ser indicados para limpar tintas à base de água ou de óleo. Leia as instruções do produto antes de usar e lembre-se de testar primeiro as versões caseiras (detergente, álcool, vinagre etc.) que são menos agressivas, ok?

Matérias: Lavanderia

Ver mais