Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 04/01/2021

Como tirar mancha de base da roupa

Por mais que a gente tome todos os cuidados possíveis, sujar a roupa com resquícios de base e outros produtos de maquiagem é bem mais comum do que parece para quem tem o hábito de se maquiar todos os dias. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a lidar com esse problema. Dá uma olhada na matéria e aprenda como tirar mancha de base da roupa com truques simples de limpeza!

Para tirar mancha de base líquida da roupa, cubra a região afetada com creme de barbear

Por mais atípico que pareça, o creme de barbear funciona como um bom removedor de base líquida nas roupas. A única precaução, no entanto, é que você não deve usar o produto em tecidos que não possam ser lavados na máquina. Fora isso, basta aplicá-lo sobre a região afetada, deixar agir por 2 a 3 minutos e esfregar o local com uma escova de dentes velha, fazendo com que o creme penetre nas fibras do tecido manchado.

Aposte em um tira manchas sem cloro para remover as manchas mais intensas

Se a base realmente penetrar o tecido – e ficar superdifícil de tirá-la -, a melhor opção é apostar em um produto específico para remover a maquiagem do tecido. Nesse caso, basta aplicar um tira manchas sem cloro sobre o local afetado, deixar agir por alguns minutos (seguindo as instruções da embalagem) e lavar normalmente com água fria.

Detergente neutro também pode ser uma boa opção para tirar a mancha de base da roupa

Sabia que pingar apenas duas gotas de detergente no local afetado pode ser o suficiente para remover a mancha de base da roupa? Por ser um ótimo desengordurante, o detergente ajudar a dissolver a base – e outras manchas de óleo ou gorduras líquidas – em pouquíssimos minutos quando a sujeira é pequena – basta deixar o produto agir por um tempo e lavar a roupa antes de checar o resultado.

Se precisar, aposte na água oxigenada ou no vinagre branco

Se a mancha de base na roupa estiver muito difícil de tirar, apostar na água oxigenada ou em um pouco de vinagre branco pode ser a solução mais eficiente. Nesse caso, tudo o que você precisa é umedecer a região com vinagre de vinho branco, esfregar com um pano ou escova macia até que a mancha saia completamente e, se necessário, acrescentar um pouco de água oxigenada, água e detergente líquido. Basta misturar os ingredientes e esfregar novamente. Depois, é só enxaguar a roupa ou colocar diretamente na máquina de lavar!

Veja mais