Lavanderia

Como tirar mancha de banana da roupa

Para tirar mancha de banana da roupa (mais comum em peças infantis) uma dica é apostar no uso do detergente
Para tirar mancha de banana da roupa (mais comum em peças infantis) uma dica é apostar no uso do detergente

A banana é uma fruta superversátil: dá para levar na bolsa, é um lanche saudável, pode ser usada como matéria-prima de doces, é um ótimo ingrediente para a papinha do bebê e até cai bem até junto às refeições. Porém, é comum - especialmente em crianças pequenas - que esse alimento tão saboroso seja responsável por manchas nas roupas que podem parecer difíceis de remover. Para não sofrer com isso, descubra dicas de como tirar mancha de banana da roupa com itens simples da sua lavanderia.

Bicarbonato de sódio clareia nódoa de banana

O bicarbonato de sódio é figurinha certa na limpeza e lavanderia, inclusive na hora de tirar nódoa de banana da roupa! Para uma remoção eficaz, você pode misturar o produto com um pouco de água até formar uma pasta. Aplique diretamente na mancha e coloque a peça no sol. Vá acrescentando a pasta aos poucos até que a mancha suma e logo após, lave normalmente. É um trabalho de formiguinha, mas garante bons resultados!

Água quente + detergente: mistura infalível

Um método seguro para tirar manchas de banana de tecidos diversos é usar uma mistura de água quente e detergente. O truque aqui é deixar a peça de molho na água quente com detergente antes de lavá-la. É bom conferir se o tipo de tecido da roupa manchada suporta água em altas temperaturas e não prolongar o molho por muito tempo, para não mofar ou danificar a peça.

Como tirar mancha de banana com álcool

Outro item doméstico que tem ação eficaz para tirar manchas de banana em diversos tecidos é o álcool. É importante lembrar que o álcool precisa ser testado em uma pequena parte do tecido antes de aplicar diretamente na peça, para não correr o risco de estragar a roupa. Pingue algumas gotas de álcool diretamente na mancha e esfregue vigorosamente. Em seguida, lave a peça como de costume.

Molho no alvejante sem cloro para roupas escuras

Se a sua dúvida é como tirar mancha de banana de roupa preta, que pode sofrer mais com água quente ou álcool, por exemplo, nada mais prático do que o clássico molho no alvejante antes da lavagem comum. A roupa preta, entretanto, tem algumas exigências a seguir: use sempre água fria, um alvejante sem cloro para não desbotar a peça e um tempo de molho curto, evitando que a peça solte tinta e perca a cor: 30 minutos é tempo suficiente para remover a nódoa da banana e lavar a peça preta com segurança.

Matérias: Lavanderia

Ver mais