Lavanderia

Como tirar mancha amarela de roupa guardada

Pra tirar mancha amarela de roupa guardada, a principal dica é lavar com sabão neutro e, depois, deixar de molho no sol
Pra tirar mancha amarela de roupa guardada, a principal dica é lavar com sabão neutro e, depois, deixar de molho no sol

Sabe quando a roupa fica guardada por muito tempo e acaba ganhando manchas amareladas? Isso acontece por conta da falta de oxigenação e, possivelmente, pela presença de umidade e microrganismos. Por isso, o ideal é abrir o armário de vez em quando e tirar as roupas que você menos usa. A boa notícia é que existem alguns truques simples que ajudam a tirar o amarelado sem muito esforço. Confira dicas de como tirar mancha amarela de roupa guardada!

Como tirar mancha amarela de roupa branca ou colorida?

Para remover o amarelado da roupa de forma mais simples, a principal dica é contar com a ajuda do sol e usar os produtos de limpeza adequados. O bicarbonato de sódio, em especial, é ótimo para remover manchas e odores, sendo considerado o principal aliado para lavar roupas guardadas,

Deixe as roupas de molho no sol

Quarar a roupa é a primeira dica para remover as manchas amarelas. Esse método bastante antigo e tradicional consiste basicamente em lavar a peça com sabão e, em seguida, deixá-la de molho no sol. Logo após esfregar a roupa (principalmente a área manchada) com sabão neutro e uma escova, deixe-a de molho em uma bacia com água. Mantenha a roupa sob o sol e espere 15 minutos. Depois, esfregue a peça novamente, enxágue bem - até tirar todo o produto - e deixe-a secar completamente. No final, a mancha terá saído!

Recorra ao bicarbonato de sódio

Outro truque que dá supercerto é deixar a roupa submersa em uma solução de água com bicarbonato de sódio. Para começar, ferva ao menos 2 litros de água em uma panela, transfira para uma bacia e adicione 1 ½ colher de bicarbonato. Agite um pouco essa mistura e deixe a peça submersa por entre 10 e 15 minutos. Em seguida, lave normalmente com sabão, enxágue e estenda no varal. Prontinho!

Utilize um pouco de vinagre branco

Outro produto que ajuda bastante na lavanderia é o vinagre branco - que, assim como o bicarbonato, consegue remover manchas e cheiros fortes. Para começar, despeje um pouco do vinagre direto no tecido e esfregue com uma escova. Espere 10 minutos e, caso a mancha não tenha saído completamente, repita o procedimento. Por fim, lave normalmente com sabão, enxágue e deixe secar naturalmente. Bem simples, né?

Matérias: Lavanderia

Ver mais