Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuide Bem 28/10/2020

Como tirar mancha amarela da gola da camisa social

A camisa social costuma demandar um certo cuidado na hora de lavar a passar, principalmente se estiver manchada ou encardida. Quem tem o hábito de usar a roupa no dia a dia, por exemplo, já deve ter se deparado com manchas amarelas que podem surgir no entorno do colarinho da peça. E, para resolver esse problema, nada melhor do que apostar em alguns truques de limpeza! Aqui, nós separamos dicas de como tirar mancha amarela da gola da camisa social. Confira!

Lave o colarinho da camisa à mão e recorra a um tira manchas específico

Como o objetivo é limpar a camisa social por completo, é preciso dar uma atenção maior às partes que ficam mais sujas (como o colarinho e os pulsos). Por isso, a primeira dica para evitar as manchas amarelas é lavar a gola da roupa à mão, esfregando-a com detergente neutro.

Se a camisa estiver muito encardida, outra ideia interessante é recorrer a um tira manchas específico de acordo com a coloração da sua roupa (use um produto para peças coloridas e outro para as totalmente brancas). Basta aplicar sobre a região amarelada, usar uma escova para friccionar o produto e deixar agir por 20 a 30 minutos. Depois, lave a peça na máquina ou no tanque com um sabão em pó neutro.

Aposte em uma solução de bicarbonato de sódio

No caso de camisas sociais brancas, usar uma solução de água com bicarbonato de sódio para resolver o problema das manchas amarelas que aparecem na gola pode ser a melhor solução. Basta misturar 3-4 colheres de sopa do ingrediente com mais ou menos ½ xícara de água para formar uma pastinha (se ficar muito líquido ou muito pastoso, ajuste essa proporção no olho) e aplicar sobre o local afetado. Deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos (ou até a mancha sumir por completo) e, depois, lave a peça normalmente.

Vinagre branco também pode ser um bom aliado para tirar a mancha amarela da gola da camisa

Você também pode recorrer ao vinagre para lavar as peças mais encardidas e amareladas. Neste caso, a dica é misturar 2 colheres (sopa) do ingrediente com 1 xícara de água + 1-2 colheres (chá) de bicarbonato e aplicar diretamente na mancha. Em seguida, esfregue a região e espere agir por 30 minutos para, então, lavar a peça normalmente.

Veja mais