Limpeza

Como tirar mancha amarela da geladeira

Limpar a geladeira regularmente previne o surgimento de manchas amarelas no refrigerador
Limpar a geladeira regularmente previne o surgimento de manchas amarelas no refrigerador

Notou que apareceram manchas amarelas na geladeira branca? Isso é muito comum para um item essencial de longa durabilidade. Com o passar dos anos, a composição do eletrodoméstico muda e a cor original também é afetada. Alguns cuidados específicos devem ser tomados para que o refrigerador não seja danificado e tenha ainda mais tempo de vida útil. Pensando nisso, trouxemos dicas e truques de limpeza para ajudar você a aprender como tirar mancha amarela da geladeira de maneira simples!

1. Prepare uma solução de bicarbonato de sódio com água

A solução de bicarbonato de sódio com água é uma boa opção para remover manchas mais densas e difíceis sem danificar os eletrodomésticos. Em um pote, deposite o composto. Para cada 1 xícara de chá de bicarbonato, adicione ½ xícara de água. Misture bem até que se forme uma pasta.

Outra opção é a solução de vinagre, bicarbonato e água oxigenada. Utilize ½ xícara de chá de vinagre, 2 colheres de bicarbonato e 2 colheres de água oxigenada. Você pode deixar em um pote ou usar com borrifador para distribuir a mistura no refrigerador.

2. Deixe a mistura agir por 15 minutos

A mistura pastosa deve ser aplicada em cima de todas as manchas aparentes da geladeira. O ideal é deixar agir de 10 a 15 minutos para ter bons resultados. Tome cuidado para não aplicar em excesso e a pasta escorrer ou cair no chão ao invés de ficar nas áreas manchadas.

No caso da solução com vinagre, o tempo de ação é de no máximo 10 minutos. Borrife a mistura na superfície do eletrodoméstico de modo que consiga atingir todas as manchas.

3. Esfregue com o lado liso de uma esponja para evitar arranhões

Apenas a solução de bicarbonato e água não é suficiente para retirar as manchas. Utilize uma esponja para esfregar a mistura e remover o máximo possível da sujeira. Lembre-se de usar sempre o lado liso da esponja para evitar danos permanentes em seu eletrodoméstico, como arranhões ou a raspagem da cor do refrigerador.

4. Use um pano liso para limpar todos os resíduos e papel toalha para secar

É necessário limpar a geladeira com um pano úmido para remover todos os resíduos da superfície. Para finalizar, seque a geladeira com papel toalha em movimentos circulares para lustrar e dar brilho ao refrigerador. Você vai ver como esse passo faz toda a diferença!

5. Evite produtos multiuso

Para evitar o desgaste precoce de seu eletrodoméstico, mantenha a geladeira sempre limpa e seca para prevenir ferrugem no alumínio. Evite deixá-la exposta ao sol, pois isto acelera o surgimento de manchas.

Não use produtos multiuso, pois limpadores deste tipo possuem compostos químicos que tendem a danificar o eletrodoméstico. Tratam-se de substâncias que, quando reagem aos materiais de composição da geladeira, criam reações corrosivas que prejudicam ainda mais a qualidade do eletrodoméstico. Opte por misturas como água e detergente, para limpezas regulares, ou opções mais concentradas, como água e bicarbonato de sódio, para higienização completa do refrigerador.

Matérias: Limpeza

Ver mais