Limpeza

Como tirar giz de cera da parede

Ao usar um pano de limpeza para tirar giz de cera da parede, esfregue suavamente para não remover a tintura
Ao usar um pano de limpeza para tirar giz de cera da parede, esfregue suavamente para não remover a tintura

Com um giz de cera na mão, uma criança pode transformar a parede de casa em uma grande obra de arte! Famílias com filhos pequenos sabem os riscos de deixar os materiais escolares espalhados pelo chão. Nem sempre é possível evitar os desenhos, mas fique tranquilo porque a limpeza já está garantida! Se você quer saber como tirar giz de cera da parede sem estragar a pintura do cômodo, dá uma olhada nas dicas que preparamos para você!

1. Prepare uma mistura de água morna com bicarbonato de sódio

Se você estava andando em casa e se deparou com um desenho de giz de cera na parede, calma! Você pode resolver este pequeno problema em pouquíssimo tempo e com ingredientes muito simples.

Primeiramente, esquente uma xícara de água até que fique morna. A temperatura da água vai facilitar a remoção dos riscos da parede. Apenas tome cuidado para não deixar a água ferver! Calor em excesso costuma derreter o giz de cera, o que espalha ainda mais as manchas pela parede.

Com uma colher de sopa, adicione o bicarbonato de sódio no recipiente e mexa bem até diluir por completo o composto. Sua mistura está pronta! Se julgar necessário, você também pode acrescentar um pouco de detergente neutro na solução para facilitar a limpeza. É importante não exagerar nas quantidades dos produtos para não gerar mais danos na parede.

2. Aplique o líquido com a esponja na parede manchada e deixe agir

Utilize uma esponja para aplicar a mistura na parede. Após absorver parte do líquido com a bucha, use o lado áspero para transferir o bicarbonato de sódio diluído sobre a área manchada. Devido à aspereza da esponja, parte da sujeira pode ser removida neste primeiro contato da solução com a superfície.

O ideal é deixar a mistura agir entre 5 e 10 minutos antes de retirar os produtos da parede. Durante este tempo, o bicarbonato e água morna auxiliarão a dissolver o giz de cera. O amolecimento do lápis de cor é crucial para a limpeza completa das manchas da parede. Lembre-se de não esfregá-la, pois o atrito pode gerar irregularidades na cor da pintura e também no nivelamento da massa!

3. Remova a sujeira com um pano limpo e deixe a parede secar naturalmente

Quando o tempo de ação da mistura for finalizado, use um pano úmido e limpo para remover os produtos e a sujeira da parede - de preferência, um tecido que não solte tinta e não tenha risco de criar novas marcas.

Não esfregue com muita força, pois isto pode fazer a tinta descascar. Com movimentos circulares suaves, retire completamente os resíduos da superfície. Alterne as partes de uso do pano para não transferir o giz de cera de volta para a parede e manchá-la novamente.

Pressione um pano limpo seco ou um pedaço de papel toalha sob a região para diminuir a concentração de umidade e também para evitar o surgimento de mofo. Por fim, deixe secar naturalmente. É como se a parede nunca tivesse sido rabiscada!

Matérias: Limpeza

Ver mais