Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 18/01/2021

Como tirar formiga do açúcar? Aprenda a evitar que a praga volte a aparecer

Afastar as formigas e outros insetos da cozinha nem sempre é tão complicado, sabia? Existem alguns truques que fazem bastante diferença e ajudam a manter as pragas longe dos alimentos. Basta ter alguns cuidados de limpeza e até mesmo usar especiarias perfumadas que funcionam como repelentes naturais. Aqui, nós separamos algumas dicas de como tirar formiga do açúcar e evitar, a longo prazo, que outros bichinhos fiquem rondando os potes de alimentos. Confira e tente seguir as nossas sugestões à risca!

Afinal, como tirar formiga do açúcar e evitar que o inseto fique sempre na cozinha?

Existem algumas formas simples de garantir que os insetos se mantenham distantes dos alimentos – que consistem, basicamente, em ter atenção com o armazenamento, a limpeza e apostar em ingredientes que afastam naturalmente as formigas. Confira as nossas principais dicas:

1. Guarde o açúcar em um pote hermético em um local alto

A primeira dica para evitar que as formigas cerquem o açúcar é armazenar o alimento em um local bem vedado – de preferência em um pote de vidro ou de plástico hermético (que impede a entrada de insetos). Lembre-se de nunca deixar o açúcar na embalagem ou mal fechado na prateleira, ok? Assim, as formigas serão atraídas e entrarão no recipiente com facilidade.

2. Limpe as prateleiras e a pia com uma solução de água e vinagre branco

Também é importante manter o ambiente limpo para garantir que os insetos fiquem distantes. A principal dica é preparar uma solução com água e vinagre branco nas mesmas proporções e, então, borrifar direto nas prateleiras e na pia. Use uma flanela para esfregar e prontinho!

3. Espalhe cravos e canelas em saquinhos ou potinhos pelas prateleiras

Você sabia que especiarias com cheiro forte também são ótimas para afastar os insetos? Uma boa dica é preencher saquinhos de tule com cravos e deixá-los em pontos estratégicos da cozinha – nas prateleiras ou em cima da pia. Você também pode espalhar canelas em pau (ou potes abertos com cravo) perto das vasilhas com alimentos. Faz bastante diferença!

4. Deixe cascas de limão e de laranja dentro do pote de açúcar

Outro truque que costuma funcionar bem é deixar cascas de frutas cítricas (como as de limão ou de laranja) dentro do açucareiro ou então entre os potes de alimentos. Assim, é possível afastar os insetos por conta do cheiro forte. Fica a dica!