Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar ferrugem de bicicleta
Meu Lar 13/08/2021

Como tirar ferrugem de bicicleta

Andar de bicicleta regularmente – seja como hobby ou meio de transporte – é um hábito que só traz benefícios! Mas, para fazer isso de forma segura, é muito importante manter a bike sempre limpa e fazer uma manutenção frequente – como lavar o quadro, passar óleo na corrente e verificar os freios. Por ser um veículo utilizado a céu aberto, a bicicleta acaba acumulando sujeiras e pode acabar enferrujando. Isso ocorre por conta do processo de oxidação, que acaba deteriorando o ferro com o tempo. A boa notícia é que tem como tirar ferrugem da bicicleta usando algumas soluções caseiras bem eficientes. Confira as dicas que separamos!

Comece limpando a bicicleta

O primeiro passo para tirar a ferrugem é lavar a bicicleta com água. Você também pode esfregar os pontos mais sujos com uma esponja e, no final, certifique-se de que o quadro, as rodas e todo o restante da bike estejam bem limpos. Passe um pano seco e passe para a próxima etapa!

Use uma pasta de água com bicarbonato de sódio

A melhor maneira de tirar corrosões superficiais da bicicleta é preparando uma pasta alcalina feita com água e bicarbonato de sódio. Essa mistura consegue soltar bastante a ferrugem e ainda é bem fácil de preparar. Siga o nosso passo a passo:

1. Em uma vasilha, misture partes iguais de bicarbonato e água. Misture com uma colher e vá adicionando os ingredientes aos poucos.

2. Quando a pasta estiver bem homogênea, aplique-a diretamente na parte enferrujada da bicicleta com uma escova. Aqui, é importante que a pasta cubra completamente a corrosão, ok? Espere 15 minutos para que o bicarbonato faça efeito.

3. Após esperar a pasta agir sob a corrosão, use uma palha de aço para esfregar bem o local. Assim, você garante que a ferrugem comece a se desprender, deixando o local mais liso. Caso a corrosão não saia completamente, repita o procedimento.

4. Para finalizar, lave o local com água e seque completamente com um pano. É muito importante que você não deixe a bicicleta úmida no fim do processo, ok?

Borrife vinagre com bicarbonato na parte enferrujada

Caso a corrosão seja mais profunda e difícil de tirar, o ideal é recorrer à combinação de vinagre branco + bicarbonato de sódio. Aqui, em vez de usar uma solução alcalina, a ideia é aplicar uma mistura que cumpre um efeito abrasivo, o que ajuda a remover ferrugens mais profundas. Saiba como fazer:

1. Em um recipiente, coloque 300 ml de vinagre branco e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Agite a solução e, se possível, transfira para um borrifador.

2. Espirre a solução abrasiva diretamente na parte enferrujada. Esfregue com uma escova (pode ser uma escova de dentes velha) e, então, deixe agir por pelo menos 15 minutos.

3. Passado esse tempo, esfregue o local com uma palha de aço e, se necessário, repita o procedimento.

4. Levando em conta que a combinação vinagre + bicarbonato é muito abrasiva, é fundamental lavar bem a bicicleta após a aplicação. Por isso, após remover a ferrugem, jogue bastante água no local e, depois, passe um pano seco. Garanta que a bicicleta fique completamente seca, ok?

Utilize um removedor de ferrugem

Caso a ferrugem seja realmente muito profunda e as soluções caseiras não funcionem 100%, o mais indicado é recorrer a um removedor de ferrugem. Nesse caso, no entanto, é indispensável utilizar EPIs (equipamentos de proteção individual), como luvas de proteção e até óculos. Siga as instruções presentes na embalagem do produto para não cometer erros.