Limpeza

Como tirar cola quente da parede

Para remover a cola quente após o uso, o ideal é usar uma haste flexível encharcada com álcool
Para remover a cola quente após o uso, o ideal é usar uma haste flexível encharcada com álcool

Se você gosta de fazer trabalhos manuais, seguindo a linha DIY ("Do It Yourself"), é bem provável que já tenha usado cola quente para fixar itens de decoração em tecidos ou nas paredes. Esse tipo de cola é bem útil para fixar cartazes, balões de festa ou até mesmo luzes de Natal pela casa sem precisar recorrer aos pregos. O problema, no entanto, é que a cola pode acabar grudando na superfície para valer, dificultando um pouco a remoção. Para te ajudar, nós preparamos dicas de como tirar cola quente da parede de forma simples - usando os produtos de limpeza e os truques certos. Vale a pena conferir!

Dicas de como tirar cola quente da parede sem remover a tinta

Antes de tudo, é importante destacar que a remoção da cola deve ser feita apenas com produtos inofensivos para a parede (nunca com cloro, água sanitária ou outra opção abrasiva). Caso você use alguma substância inadequada, a parede pode ficar manchada ou até mesmo perder parte da tinta. Por isso, tome bastante cuidado durante o processo de limpeza, ok?

Use álcool + hastes flexíveis para a remoção da cola

A primeira dica para tirar cola quente da parede sem muito esforço é recorrer à combinação de hastes flexíveis com álcool (que pode ser o comum ou o isopropílico). Para começar, encharque a haste flexível no álcool e, então, esfregue as bordas da cola quente até que ela amoleça e solte da parede. Repita esse procedimento até que a cola saia por completo - o ideal é encharcar bem, para que ela amoleça com mais facilidade, e lembrar de esfregar o local com suavidade. Bem simples, né?

Recorra ao secador de cabelo e a uma faca sem serra para colas mais resistentes

Caso a cola esteja muito fixa na parede - e não esteja saindo apenas com o álcool -, a nossa dica é recorrer a uma faca sem serra aquecida pelo secador de cabelo (evite usar facas ou estiletes muito afiados, pois eles podem acabar tirando a tinta da parede). Para fazer essa remoção, comece esquentando bem a faca com o auxílio do secador de cabelo. Quando ela estiver bem quente, use-a para raspar a cola da parede. Você também pode direcionar o ar quente do secador diretamente para a cola (até que ela amoleça mais) e, então, passar a faca quente para raspar. Esse método é ótimo para tirar colas mais resistentes! Para finalizar, passe uma flanela macia umedecida com água quente e prontinho.

Matérias: Limpeza

Ver mais