Lavanderia

Como tirar cola de roupa deixando o tecido intacto

Para tirar cola de roupa com facilidade, a nossa dica é deixar o tecido de molho em uma solução de água quente, vinagre branco e sabão em pó
Para tirar cola de roupa com facilidade, a nossa dica é deixar o tecido de molho em uma solução de água quente, vinagre branco e sabão em pó

Quem nunca precisou fazer reparos ou colar objetos quebrados usando supercola? Geralmente, quando algum enfeite, caneca, vaso de planta ou outros utensílios de casa são danificados, muitas pessoas gostam de recorrer à cola. Mas, ao manusear esse produto, é bem possível que você acabe derramando um pouco na blusa e não saiba ao certo como tirar. Para te ajudar a resolver esse tipo de problema, nós preparamos uma matéria ensinando como tirar cola de roupa deixando o tecido intacto na lavagem. Dá uma olhada!

Espere a cola secar e raspe com uma colher

Caso a cola acabe pingando na roupa, a primeira coisa que você precisa fazer é esperar secar. Muitas pessoas pensam que o ideal é realizar a limpeza o quanto antes - no entanto, caso você tente limpar a cola ainda líquida, é bem possível que ela acabe se espalhando ainda mais no tecido, dificultando o processo de remoção. Por isso, a nossa sugestão é esperar a cola secar e, depois, usar uma colher (ou espátula) para tirar o que der. Mas lembre-se de não forçar demais para não comprometer o tecido, ok?

Prepare uma solução de água, vinagre e sabão em pó

Depois de remover o excesso de cola com uma colher, você deve preparar uma solução de 1 litro de água quente, ½ copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de sabão em pó. Agite os produtos com a mão e, depois, deixe a roupa de molho por cerca de 20 minutos. A água quente ajuda a amolecer a cola e facilita bastante no processo de remoção! Com uma escova para lavagem, esfregue o local da mancha (até a cola sair completamente) e, se for necessário, repita o processo. Para finalizar, basta lavar a roupa normalmente. Bem simples, né?

Obs.: Muitas pessoas também optam por usar acetona para amolecer e tirar a cola. Neste caso, basta embeber um pedaço de algodão e aplicar diretamente no local da mancha. Antes de usar a acetona no tecido, no entanto, o ideal é fazer um teste em um cantinho da roupa (para garantir que o produto não manche ou danifique o tecido).

Caso necessário, use um tira manchas

A solução de água quente + vinagre + sabão em pó costuma ser imbatível para remover cola de roupa. No entanto, caso fique algum resquício de mancha no tecido, a nossa sugestão é recorrer a um tira manchas para finalizar. Basta aplicar o produto no local, esperar uns 20 minutos, esfregar com uma escova e depois, lavar normalmente. Vale destacar que o tira manchas é indicado para tirar manchas no final de processo de lavagem (ou seja, quando o excesso de cola já tiver sido removido). Isso porque ele não é tão eficiente para amolecer cola de tecido, mas auxilia bastante na lavagem das roupas. Fica a dica!

Matérias: Lavanderia

Ver mais