Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 10/12/2020

Como tirar cola de adesivo

Se você é uma dessas pessoas que perde tempo tentando raspar o restinho de cola adesiva dos potes da sua casa, essa matéria vai te ajudar a nunca mais se estressar com esse problema! Afinal, com um pouco de óleo, vinagre branco e outros produtos caseiros, é possível remover cola de adesivo de diferentes superfícies sem sofrimentos. Para isso, nós separamos 5 dicas infalíveis de como tirar cola de adesivo de plástico, vidro, superfícies de inox e tecidos!

Aposte no óleo de cozinha para tirar cola de adesivo de diferentes superfícies

Um truque caseiro básico que costuma ajudar a tirar o restinho de cola adesiva de diferentes superfícies, como em potes de vidro e eletrodomésticos, é apostar no óleo de cozinha. Basta aplicar um pouco do produto diretamente na cola, esperar uns 10 minutinhos e esfregar com uma esponja ou um pano seco para solucionar o problema. Depois, é só passar um pano umedecido com detergente para tirar o resquício do óleo ou lavar o potinho. Assim, a superfície ficará limpinha novamente.

Prepare uma solução de vinagre branco e água morna para tirar cola de adesivo de plástico

Para resolver o problema da cola adesiva em qualquer superfície de plástico, o ideal é apostar em uma mistura ainda mais específica. Nesse caso, preparar uma solução de vinagre branco e água morna pode resolver o problema facilmente – basta mergulhar o pano nessa mistura, colocar sobre a superfície (permitindo que a solução encharque o resíduo de cola) e, depois, despejar mais um pouco de vinagre deixando agir por alguns minutos. Aí é só lavar normalmente ou esfregar com uma esponja. 

Dica bônus: O ideal é que você aplique a solução antes de remover o rótulo – assim, a cola sairá toda de uma vez e você resolve o problema ainda mais rápido!

Opte pelo limão para tirar cola de adesivo de inox

Na hora de tirar o rótulo de panelas, frigideiras, eletrodomésticos ou qualquer superfície de inox, use o limão como o seu aliado! Aliás, vale mencionar que essa técnica pode ser usada inclusive para tirar os restos de colas mais fortes, feitas com cianoacrilato. Basta aplicar o limão ou uma mistura de suco de limão e água sobre a cola, esperar agir e esfregar com uma esponja.

Óleo + bicarbonato de sódio pode ajudar a remover cola de adesivos mais fortes

Se o limão não resolver o problema ou se o objeto for muito sensível (como é o caso das superfícies de plástico e de vidro), prepare uma solução com partes iguais de óleo de cozinha e bicarbonato de sódio para aplicar sobre a embalagem. Deixe agir por pelo menos meia hora e use um pano seco para tirar os restos de cola de adesivo. Por fim, lave a embalagem normalmente.

Para tirar cola de adesivo da roupa, do pano ou tecidos em geral, use uma solução de água quente, vinagre e sabão em pó

Se o objetivo for aprender como tirar cola de adesivo da roupa ou de qualquer outro tecido, o ideal é optar por uma solução que não danifique o material e amoleça a cola. Nesse caso, a nossa sugestão é misturar 1 litro de água quente com ½ copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de sabão em pó. Basta colocar os produtos em um balde, agitar com a mão e deixar a peça de molho por cerca de 20 minutos. Para facilitar o processo de remoção, esfregue a região com uma escova de limpeza até a cola sair por completo e, caso seja necessário, repita o processo.