Limpeza

Como tirar cheiro ruim da geladeira + dicas para evitar que o problema se repita

Se você sentiu um cheiro ruim vindo da geladeira não tem jeito: você terá que limpá-la completamente
Se você sentiu um cheiro ruim vindo da geladeira não tem jeito: você terá que limpá-la completamente

Chegar na cozinha e sentir aquele cheiro desagradável e perceber que ele vem da geladeira é uma das piores sensações para um dono ou dona de casa. Afinal, esse é o maior indício de que algo estragou e provavelmente azedou - sem falar na chance de ter contaminado outros alimentos nesse processo. O problema é que às vezes mesmo jogando a comida fora o cheiro permanece, o que é péssimo. Para que você não tenha mais que sofrer com isso, nós vamos te ensinar a acabar de vez com o odor desagradável e ainda damos dicas para evitar que o problema se repita.

Retire todos os alimentos da geladeira e faça uma limpeza completa

O primeiro passo para se livrar do odor ruim é simplesmente lavar toda a área afetada. Para isso, primeiro retire todos os alimentos que estão na geladeira e ponha a mão na massa para uma limpeza completa. Não se esqueça que você terá que tirar também gavetas, prateleiras e qualquer outra coisa que possa se soltar do eletrodoméstico. Ah, também é preciso desligá-lo, para evitar qualquer acidente.

De uma forma geral, para limpar a geladeira com eficiência é necessário passar a parte macia da esponja com detergente neutro em todos os cantinhos e peças removíveis. Um pano umedecido vai te ajudar a tirar qualquer resquício de sabão. Para uma limpeza mais eficaz passe um pouco de vinagre com bicarbonato de sódio em toda a área.

Atenção: outros alimentos podem estar contaminados

Achou que só por ter deixado a geladeira limpa o problema tinha acabado? Nada disso! Na verdade quando um alimento azeda é bem possível que ele tenha contaminado outros. E você pode até ter se livrado dos micro-organismos invasores dentro do eletrodoméstico, mas é bom verificar se eles ainda não estão em algum potinho. Por isso, cheire os alimentos um a um antes de guardá-los novamente. Isso porque, caso algum tenha sido contaminado, você já joga o seu conteúdo fora antes que ele faça a geladeira começar a feder outra vez.

Para evitar odores ruins coloque uma xícara de café na geladeira

Existem algumas dicas muito úteis para quem quer evitar que o problema com o mau cheiro volte a acontecer. Uma delas é, após a limpeza, colocar uma xícara de café em pó dentro da geladeira. Pode parecer estranho, já que o seu cheiro é bem característico, mas ele na verdade vai ajudar a evitar novos odores desagradáveis. A cada 30 dias troque o café por um novo e lave novamente a geladeira. Ah, esse truque também funciona com bicarbonato de sódio, caso você não queira abrir mão do seu precioso café para deixar o eletrodoméstico sem odores.

Anote a validade dos alimentos para evitar que o problema se repita

Outra dica para evitar sofrer com o mau cheiro na geladeira é anotar a validade dos alimentos. No caso das refeições que você preparou em casa, ponha cada comida em um pote diferente - ao não se misturar com outras as chances de ela estragar diminuem - e escreva o dia em que a comida foi preparada. Para isso, é só comprar uma fita adesiva que permite anotações e colar no local onde o alimento foi armazenado. Com isso, você vai saber se a comida já está passando do ponto ou não, evitando que ela estrague e gere aquele cheiro tão desagradável.

Matérias: Limpeza

Ver mais