Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 02/12/2020

Como tirar cheiro de mofo de livros sem estragar as páginas ou a lombar

Se você já abriu um livro com cheiro de mofo sabe o quanto é frustrante querer ler algo, mas sentir que se tomar essa decisão pode acabar prejudicando – literalmente – a sua própria saúde. A boa notícia é que pra esse problema também há solução! Com algumas dicas certeiras você acaba com esse odor tão desagradável sem correr o risco de estragar as páginas ou a lombar dos seus exemplares. Partiu descobrir como tirar cheiro de mofo de livros e começar a curtir as histórias sem medo de ser feliz?

Os primeiros passos para tirar cheiro de mofo de livros

Seja um livro tirado da sua estante ou que veio diretamente do sebo, o problema do cheiro de mofo nas páginas deve ser tratado da mesma maneira! Então saiba que, se ele está com esse odor chato, é porque ele conta sim com mofo. Então seu objetivo não pode ser simplesmente mascarar o problema com fragrâncias melhores, mas sim arrancar o mal pela raiz.

Por isso, o primeiro a ser feito é acabar com a umidade dos livros, que é justamente o que está gerando a proliferação dos fungos. Para isso, faça com que os exemplares afetados sejam direcionados a alguma fonte de calor. Pode ser o sol forte (mas cuidado para não desbotar a capa) ou mesmo um secador de cabelo. Nesse segundo caso, deixe o livro em pé aberto e direcione o aparelho para as páginas, tentando cobrir o máximo possível do exemplar. Depois de um tempo, vire-o ao contrário para “secar” a parte de baixo também. Ah, e não coloque a temperatura no máximo, ok? Assim você evita danificar o material.

Bicarbonato de sódio + saco zip lock para se livrar do cheiro de mofo de livro

Agora que você já se livrou da metade do problema, hora de acabar de vez com o cheiro de mofo em livros! Para isso você vai precisar de bicarbonato de sódio e um saquinho zip lock que tenha tamanho suficiente para armazenar o exemplar. Primeiro espalhe bem o bicarbonato entre os 3 dorsos. Depois, vire as páginas em uma velocidade que permita que o resto do produto possa caia entre elas e jogue-o à vontade. Por fim, coloque o exemplar dentro do saco com mais bicarbonato, feche o zip lock e deixe-o lá por aproximadamente 3 dias. Depois de período, limpe as páginas com um pincel e prontinho!

Obs.: Caso não encontre um zip lock do tamanho do seu livro pode usar uma sacola plástica. Apenas lembre-se de fechá-la muito bem!

Como proteger livros de mofo

Agora que você já aprendeu a tirar o cheiro de mofo de livros, que tal descobrir como simplesmente evitá-lo? Para não sofrer mais com o famigerado fungo, algumas dicas são bem certeiras! Em primeiro lugar, não deixe que eles sofram com a umidade. Nesse sentido, uma dica de ouro é utilizar o evita mofo no local onde os seus exemplares estiverem armazenados. Só não se esqueça de trocá-lo de acordo com o tempo indicado na embalagem, ok?

Além disso, saiba que é preciso fazer uma limpeza regular na sua estante. Se ela for de madeira, então, a higienização precisa ser semanal! Até o local onde ela vai ficar precisa ser levado em consideração, sabia? Isso porque o cheiro do papel atrai as traças, e por isso é de de suma importância manter os livros em um lugar arejado. Para fazer a limpeza, passe um pano seco na lombar e nos lados. Em seguida, folheie, para que o ar circule e as páginas não grudem. Não se esqueça que também é preciso passar um pano úmido na prateleira. Se ela for de madeira, use um produto próprio para esse material ao invés de água. Quando ela secar completamente pode colocar seus exemplares de volta. Com todos esses cuidados, dificilmente você irá sofrer com o cheiro de mofo nos livros!