Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar cera de depilação do chão e do tapete sem esforço
Meu Lar 03/01/2020

Como tirar cera de depilação do chão e do tapete sem esforço

Se você tem o hábito de se depilar em casa é bem possível que já tenha sujado o piso (ou até mesmo o tapete) com cera quente. O único problema é que, caso você remova de forma errada, pode acabar danificando de vez uma das superfícies. Para te ajudar a realizar essa limpeza de forma eficiente – e sem cometer erros -, nós separamos dicas infalíveis. Confira!

Lembre-se de deixar a cera secar

A primeira dica para remover cera de depilação – tanto de pisos quanto de tapetes – é deixá-la secar e esfriar por completo. Um dos maiores erros, inclusive, é tentar tirar a cera quando ela ainda está quente, pois o processo de limpeza pode acabar danificando a superfície.

Recorra à combinação ferro + papel toalha

Uma boa tática para remover a cera de forma eficiente é usar papel toalha e ferro quente (ou secador de cabelo). Comece colocando três ou quatro folhas de papel em cima da cera e, depois, passe o ferro quente por cima para que a cera derreta e cole no papel. Repita o procedimento se necessário e, então, lave normalmente o local com sabão ou um pouco de álcool.

Use gelo e uma espátula

Primeiro passo: use gelo para resfriar a cera

Após deixar a cera secar naturalmente, o ideal é usar cubos de gelo para resfriar bem o produto. Assim, ela fica gelada, facilitando bastante a remoção. Na hora de aplicar o gelo, no entanto, é importante tomar muito cuidado para não molhar a cera.

O ideal é que você coloque os cubinhos em uma sacola (ou enrolados em um pano) para que, quando colocados na superfície, eles não molhem a cera.

Segundo passo: remova a cera com uma faca sem serra

Depois de usar o gelo para resfriar a cera, você deve recorrer a uma faca sem serra ou uma espátula para remover com cuidado. O ideal é colocar a lâmina bem embaixo da cera e, então, puxar para cima, até que ela saia por completo.

Terceiro passo: finalize a limpeza com sabão ou álcool

Depois de tirar a cera com a ajuda da espátula você deve realizar uma limpeza mais profunda, usando uma solução de sabão ou até mesmo um pano com álcool. Para tirar cera do tapete, por exemplo, você deve seguir as etapas que citamos acima e, por fim, passar um paninho com álcool para terminar a limpeza.

Veja mais