Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como tirar calcário de vaso sanitário
Meu Lar 28/05/2021

Como tirar calcário de vaso sanitário

Sabe quando o interior do vaso sanitário fica com manchas esbranquiçadas ou amareladas? Isso geralmente acontece por conta da ação do calcário – um tipo de mineral (carbonato de cálcio) que se acumula após a evaporação da água, formando cristais brancos na superfície. Com o tempo, o depósito desse mineral pode causar manchas não apenas no vaso sanitário, mas também em pias, eletrodomésticos e utensílios de cozinha (como chaleiras). A boa notícia é que, com alguns truques de limpeza, é possível removê-lo de forma bem simples. Veja como tirar calcário de vaso sanitário usando poucos produtos de limpeza.

Afinal, como desencardir vaso sanitário?

Para evitar manchas de calcário na parte interna do vaso sanitário, o mais importante é fazer uma limpeza frequente. Dessa forma, você evita o acúmulo do mineral e de outras substâncias que deixam a superfície encardida. Uma boa dica, por exemplo, é ao menos uma vez por semana despejar água sanitária nesta parte interna. Em seguida, use uma escova sanitária para esfregar e limpar melhor. Também é possível recorrer a um desinfetante com perfume e, se possível, ao desodorizador sanitário em forma de pastilha, que ajuda a limpar o vaso a cada descarga. Ainda assim, caso a superfície fique com calcário, é possível usar algumas soluções mágicas para tratar o problema:

Use a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio

A principal dica para remover mancha de calcário do vaso é recorrer à solução de vinagre com bicarbonato de sódio. Quando misturados, esses dois ingredientes passam por uma reação química e se transformam em acetato de sódio e água. No final, a solução apresenta uma forte ação abrasiva e desengordurante, sendo ótima para eliminar calcário e outras substâncias de difícil remoção. Interessante, né?

Aqui, a nossa sugestão é misturar 2 xícaras de vinagre de vinho branco com 1 colher de sopa de bicarbonato. Deixe as substâncias reagirem e, quando as bolhas surgirem, jogue a solução dentro do vaso. Deixe agir por 2 horas, esfregue com uma escova sanitária e dê descarga. Prontinho, problema resolvido!

Bórax (borato de sódio) ajuda a remover manchas mais profundas

Caso a mancha de calcário esteja muito forte, talvez seja necessário recorrer ao bórax (borato de sódio), um tipo de mineral que contém ácido bórico e consegue remover sujeiras com mais facilidade. Em um recipiente, misture vinagre de vinho branco e bórax em proporções iguais e, então, despeje a solução no vaso sanitário. Deixe agir por 2 horas, esfregue com uma escova e dê descarga para funcionar. Esse truque também costuma dar supercerto e é bem simples.

Veja mais