Lavanderia

Como tirar adesivo de roupa e se livrar do termocolante

Para tirar adesivo de roupa de forma fácil, use o vapor produzido pelo ferro de passar, que amolece a cola do termocolante
Para tirar adesivo de roupa de forma fácil, use o vapor produzido pelo ferro de passar, que amolece a cola do termocolante

Sabe aquela blusa estampada com um desenho que você adorava, mas que agora está craquelando? Pois é, roupas com adesivos termocolantes costumam ficar desgastadas com o tempo, e tentar removê-los apenas com água e sabão na hora da lavagem pode levar uma eternidade - e, mesmo assim, não ser tão eficiente. Mas nós temos uma solução prática para facilitar o processo! Veja como tirar adesivo de roupa e se livrar do termocolante em passos simples!

Secador e ferro de passar ajudam a amolecer a cola e facilitam o processo de tirar adesivo de roupa

O calor produzido pelo secador de cabelo ou pelo ferro de passar roupa podem ser usados para amolecer a cola do adesivo. Isso facilita a remoção completa do termocolante da peça. O processo de aquecimento do material ajuda a descolar a estampa e facilita a limpeza do tecido. Se você tiver uma secadora em casa, esta também é uma boa forma de esquentar levemente a blusa.

O tempo de aquecimento ideal é de apenas alguns minutos. Para utilizar o ferro de passar, lembre-se de colocar uma toalha por cima da estampa para o adesivo não grudar no instrumento. O vapor liberado é suficiente para soltar parte da cola.

Álcool e água oxigenada são produtos indicados para remover o termocolante

Existem alguns produtos específicos que podem ser usados para remover adesivos de roupas, mas álcool e água oxigenada são ótimas opções de solventes para tirar o termocolante da peça. Para isso, primeiro vire a blusa do avesso para que o líquido atinja diretamente a cola. Então, estique um pouco do tecido, pois assim o produto pode penetrar melhor na roupa.

Com um borrifador, aplique um dos solventes em abundância na altura da estampa. Deixe agir por alguns minutos. As substâncias vão amolecer a cola ainda mais. É importante testar em uma pequena parte do tecido antes para evitar manchas irreversíveis.

Esfregue a superfície molhada com um pano limpo e seco

Após despejar uma quantidade significativa do líquido no tecido e esperar o tempo de ação na roupa ser concluído, utilize um pano liso, limpo e seco para esfregar e retirar todas as partes do adesivo. Faça movimentos circulares para facilitar a remoção da cola do tecido e limpar a peça por completo. Mesmo sendo um processo simples, este é um trabalho que exige paciência.

Faca de plástico pode auxiliar a retirada dos restos de cola

Objetos pontiagudos de plástico, como uma faca ou uma régua, são ferramentas auxiliares para tirar o termocolante da roupa. Basta raspar o adesivo com o utensílio para descolá-lo da peça. Apenas tome cuidado para não danificar o material: apesar de serem de plástico, há chances de esses utensílios desfiarem, rasgarem ou furarem a blusa.

Lave bem com água e sabão neutro para limpar os resíduos

O contato dos solventes com a pele pode causar irritações. Para higienizar sua roupa, lave o tecido com água e sabão neutro para remover os produtos utilizados e evitar quadros alérgicos.

Matérias: Lavanderia

Ver mais